COMSOL Magazine

COMSOL lança edição da revista sobre acústica

A empresa que possui o pacote multi-físico chamada COMSOL acaba de lançar uma edição especial de sua revista sobre simulação acústica. Os artigos tem viés informativo e com explicação sobre os principais ramos da acústica e aplicações.

Uma coisa interessante é a criação de aplicativos com interfaces simplificadas que permite ao projetista fazer toda a parte difícil e somente disponibilizar aos usuários uma janela limpa onde ele pode somente variar os parâmetros e conseguir resultados rápidos.

Os artigos englobam modelagem de ruído em foguetes até acoplamento de ruído eletromagnético em transformadores. Nessa figura abaixo observa-se o nível de pressão sonora radiando do núcleo do transformador, à esquerda, e do próprio transformador, à direita.

transformador

Um estudo clássico é o de vibração e análise de tensões em uma caixa de marchas, que pode ter o ruído propagado no ar e analisado em um modelo acoplado.

caixamarchas

Outros estudos englobam a simulação de alto-falantes de aparelhos auditivos e análise de vazamentos em tubulações usando modelos multi-físicos.

tubo

Se você têm curiosidade e domínio do inglês, é só clicar abaixo e pegar a sua cópia eletrônica gratuita:

Revista COMSOL NEWS edição sobre Acústica

Gostou do conteúdo? Quem sabe você tenha interesse em saber mais sobre ferramentas computacionais sobre acústica, baixando o nosso e-book sobre as principais ferramentas do mercado. Clique abaixo para baixar gratuitamente.

asc_cta_blog_eb04_01

About the author: Pablo Serrano

Engenheiro Mecânico mestre em Acústica e Vibrações pela UFSC com experiência em materiais de tratamento acústico, gerenciamento de projetos, acompanhamento de obras, medições, projetos, especificação de materiais e negociação. Atualmente cursando o doutorado no Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) na Universidade de Southampton, Reino Unido. Entretanto, está disponível para atuar em consultorias e projetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.