Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído – INAD

Hoje é um dia muito importante para todos nós, pois nos damos conta do quanto estamos sujeitos à poluição sonora. O mascote escolhido para esse dia é o Decibeto que fica muito chateado com ruído elevado e fica feliz quando no silêncio…

O INAD significa International Noise Awareness Day e é uma ação que nasceu em 1996 e que envolve pessoas do mundo inteiro na conscientização sobre o ruído. No Brasil a organização do evento envolve diversos setores da sociedade civil como associações, empresas e universidades que desenvolvem ações de combate à poluição sonora e mostram para a população os danos causados pela exposição exagerada do ruído em nossa saúde. Mais informações sobre a programação do dia no site do INAD Brasil.

Segundo à Organização Mundial da Saúde (OMS) o ruído já é o segundo maior agente de poluição do mundo, atrás da poluição do ar; sendo que há algum tempo atrás ocupava a terceira colocação. Os efeitos do ruído em nossa saúde podem ser vistos de imediato quando nos sentimos incomodados e estressados, ou ainda podem aparecer posteriormente em forma de estresse, problemas cardíacos e perda auditiva.

O Mapa de ruído de SP – como anda?

Em grandes cidades esse problema é ainda maior, visto que os meios de transporte assim como a concentração de pessoas e máquinas torna os ambientes urbanos altamente insalubres. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a necessidade de controlar os ruídos é tanta que a sociedade se mobilizou para criar um mapa de ruído. Você pode conferir algumas ações no site http://mapaderuidosp.org.br/ que contém informações valiosas sobre o projeto piloto do mapa de ruído e sobre as ações do INAD. O mais incrível é que você pode baixar o arquivo KMZ do projeto piloto e navegar pelo Google Earth dentro do projeto e verificar como estão os níveis em cada rua. A área ainda é pequena, mas já dá para termos uma idéia de como o projeto será.

 

Mapa do projeto piloto

Para se ter uma idéia do quão isso é importante, vejamos o caso onde temos o zoneamento de uma região a qual deveria apresentar ruído máximo de 50 dB durante o dia, 45 dB no período vespertino e 40 dB no período noturno. Se realizarmos uma simulação dos níveis de ruído na região utilizando ferrramentas de modelagem acústica, podemos constatar na fachada das residências o quanto efetivamente temos de ruído. Ou ainda podemos realizar uma medição no local e confrontar com a simulação, o que é recomendável. Neste caso abaixo, veja que a simulação apontou valores muito acima dos apresentados na lei municipal. Então, é um dever tomar uma atitude que garanta a legislação, visto que ela é do interesse de toda a população.

Exemplo de legislação e simulação

Veja que a correta medição das alturas dos prédios e sua localização georreferenciada são primordiais para garantir que os mapas estão realmente representando a realidade. Por conta disso, sistemas de mapeamento GIS e métodos de cálculo de propagação sonora realizáveis são necessários. Se você quer saber mais sobre ruído em fachadas, recomendamos esse E-book AQUI para saber os 6 passos do projeto acústico para projetar uma fachada que garanta o desempenho acústico e economize dinheiro com esquadrias.

Outros assuntos interessantes

Está sendo lançado também o filme In Persue of Silence que fala sobre a busca pelo silêncio de uma forma bastante filosófica e interessante. O filme trás intrigações interessantes como: “quanto estamos em silêncio ninguém está no poder” e ainda outras como: “o silêncio é onde falamos coisas mais profundas que nossas palavras”. Veja o trailler aqui.

Outra interessante campanha é chamada  Um Toque na Orelha,  que apresenta uma música sobre conscientização que faz um teste audiométrico rápido durante a própria execução da música. É claro que existem diversas outras variáveis como a compressão dos arquivos de áudio e a qualidade dos fones de ouvido que a pessoa que está usando vai ter que levar em consideração. Entretanto, o viés educacional permite aproximar as crianças da problemática que é o ruído. Ouça o jingle aqui.

Para os que são interessados na questão mais técnica e possuem o conhecimento do idioma inglês, haverá transmissões ao vivo no dia de hoje que poderão ser acompanhadas através do canal do Youtube da Acoustical Society of America que é uma associação bastante renomada que conta com uma revista científica de alto reconhecimento e importância. Se inscreva e ative o sininho para receber as notificações.

Pensando em como empoderar nossos multiplicadores de conhecimento, criamos mais uma turma de mentoria do Portal Acústica. Essa mentoria irá ajudar os profissionais e estudantes que ainda estão começando a atuar neste mercado, solidificando os conceitos e resolvendo todas as dúvidas sobre acústica. O objetivo é tirar a insegurança e mostrar que caminho trilhar para estar preparado para atuar no ramo. Tens interesse em conhecer o programa e fazer parte desta mentoria online?

— Faça sua pré-inscrição agora clicando AQUI — 

 

About the author: Pablo Serrano

Engenheiro Mecânico mestre em Acústica e Vibrações pela UFSC com experiência em materiais de tratamento acústico, gerenciamento de projetos, acompanhamento de obras, medições, projetos, especificação de materiais e negociação. Atualmente cursando o doutorado no Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) na Universidade de Southampton, Reino Unido. Entretanto, está disponível para atuar em consultorias e projetos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.