Inteligibilidade, como medi-la?

No nosso dia a dia volta e meia somos incompreendidos. A informação passa e por distração acabamos não dando toda atenção a ela. Isso muitas vezes é culpa de uma acústica pobre do ambiente. Então como melhorar essa questão?

Na área da acústica, existem certos índices que caracterizam e qualificam um ambiente de acordo com sua finalidade. Para lugares como auditórios, nos quais a palavra falada deve ser bem entendida pela plateia, um dos parâmetros que qualifica a inteligibilidade da sala é o STI (Índice de Transmissão da Fala). O STI (Speech Transmission Index) conhecido em português por Índice de Transmissão da Fala, um parâmetro acústico que descreve a inteligibilidade do discurso no ambiente e depende do tempo de reverberação e do ruído de fundo basicamente.

O STI pode variar de 0 (péssima inteligibilidade), a 1 (perfeita inteligibilidade). Sua classificação acontece de acordo com a norma IEC 60268-16 (2011), seguindo os valores da tabela abaixo.

 

STI
Valores Qualidade do discurso
0,00 a 0,30 Ruim
0,30 a 0,45 Pobre
0,45 a 0,60 Razoável
0,60 a 0,75 Bom
0,75 a 1,00 Excelente

 

Quanto maior o tempo de reverberação, menor o STI. Isto acontece porque as reflexões fazem com que o som vivifique o ambiente. Ou seja, quando a palavra falada permanece muito tempo no ambiente, devido às muitas reflexões, as palavras seguintes são interpostas e não são claramente reconhecidas pelos ouvintes que recebem diversas sílabas ao mesmo tempo em seus ouvidos. Assim, um esforço maior é requerido do ouvinte para que a informação seja entendida. Esta pobre inteligibilidade faz com que o meio não cumpra sua função de levar a informação nítida e clara do palestrante, orador ou ministro de louvor à plateia. No entanto, quando o tempo de reverberação é curto, a inteligibilidade do discurso aumenta. Um ambiente mais “seco” é mais propício a propagação e mais confortável na identificação do discurso.

A presença de ruído de fundo diminui significantemente o STI. Quando duas fontes sonoras competem entre si, nossa concentração perde o foco, pois a atenção se divide entre duas informações sonoras distintas. Muito mais concentração e energia precisa ser gasta para focar no entendimento do discurso, e consequentemente a inteligibilidade diminui. Em termos matemáticos, para o som de discurso ter um valor muito bom, ele deve estar 15 dB acima do ruído de fundo.

A medição do STI pode acontecer por testes acústicos subjetivos e/ou objetivos. Quando o teste é subjetivo, pessoas fazem o papel de locutores, e leem palavras em voz alta, que são então escritas pelos ouvintes sentados em certos locais a se avaliar a inteligibilidade. Quanto maior a quantidade e frequência de acertos dos ouvintes, maior a inteligibilidade do local, considerando pessoas com aquela língua nativa utilizada no teste.

Já para testes objetivos, é verificado o quanto uma voz é mascarada pelo ruído de fundo e pela reverberação do ambiente. Isso pode ser medido em diversas relações entre o nível da voz e do ruído de fundo e para diversos tempo de reverberação. São achados então os melhores valores para cada sala, auditório, centro de convenções ou igrejas.

Assim, para caracterizar uma sala ou auditório em termos da inteligibilidade do discurso, existem parâmetros acústicos, entre eles podemos destacar o STI. O STI, Índice de Transmissão da Fala, pode ser medido subjetivamente ou objetivamente e dependerá do ruído de fundo e do tempo de reverberação do espaço avaliado, sendo que seus valores seguem a norma IEC 60268-16 (2011). Portanto, atente a essa questão ao projetar e construir um espaço onde se deseja melhor entendimento.

 

Ingrid Knochenhauer de Souza – Eng. Civil especializada em acústica
Pablo Giordani Serrano – MEng. Mecânico especializado em acústica

__________________________

> Este conteúdo lhe foi útil? Comente e colabore com o Portal Acústica. Sua opinião nos ajuda a melhorar.

> Que tal ter direito a uma conversa de 30min com nosso especialista em acústica? Você pode tirar suas dúvidas e obter informações precisas para sua necessidades. É só responder nossa Pesquisa Portal Acústica clicando aqui.

 

 

 

 

 

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] qualidade ligados à inteligibilidade da palavra falada. Temos um artigo sobre esse tema inclusive. Clique aqui para ler caso tenha […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva a equação para comentar *