Janela antirruído NÃO é a solução

 

Buzinas, trânsito intenso, bares, latidos, sirenes,… esses são os temidos sons de uma vida urbana. Eles invadem nosso cotidiano durante o trabalho, vida social, trânsito e até durante nosso merecido sono. Conviver com esse caos acústico está cada vez mais difícil. O que mais queremos é nos isolar deste stress e instalar uma janela antirruído que já diz por si própria o quanto queremos que o barulho fique do lado de fora.

Como se proteger desta poluição sonora? A janela antirruído é suficiente para manter nosso lar ou escritório em paz?

A janela antirruído, também conhecida como janela acústica, além de garantir conforto acústico diminuindo o ruído externo, também é isolante térmica climatizando os ambientes. Composta de duas ou mais lâminas de vidro com câmeras acústicas entre si conectadas por uma borracha amortecedora, atingem melhor desempenho quando as lâminas possuem diferentes espessuras podendo trazer isolamento acústico e conforto ao ambiente.

Em geral, quanto mais lâminas de vidros na janela antirruído, maior a eficiência no isolamento acústico.

janela antirruído 01

A verdade é que a janela antirruído talvez seja uma ótima solução, mas pode não resolver quando o contexto não é avaliado. As especificações técnicas da esquadria devem ser observadas atentamente antes da instalação. Muitas vezes camadas duplas com espaçamento insuficiente ou ainda espessuras de vidro abaixo de 6 mm não fornecem o desempenho esperado e a frustração que o ruído de fora entrou pela janela continua. Sem contar que se há frestas  (o maior inimigo de um bom isolamento) nunca se conseguirá um isolamento acústico e térmico razoável.

Para garantir que seu custo-benefício seja favorável, converse com profissionais que entendem de acústica antes tomar uma decisão na compra e instalação de qualquer material antirruído. Os preços da janela antirruído variam quanto a área de janela, o tipo de ruído a proteger e os recursos a mais a oferecer. A partir de R$ 2.000,00 já existem modelos de janela dupla disponíveis no mercado e janela tripla a partir de R$ 9.000,00. Os valores podem ser salgados em relação às esquadrias normais, mas nelas estão embutidos a paz e o sossego que o dinheiro não pode comprar.

Mas atenção: Estas esquadrias especiais não são a solução se não forem instaladas de modo correto, sem que contenham frestas ou se a especificação técnica não corresponde ao contexto do ambiente. No entanto, se bem planejadas podem ser um investimento a curto e longo prazo em qualidade de vida deixando que o stress permaneça do lado de fora.

 

Ingrid Knochenhauer de Souza – Eng. Civil especializada em acústica
Pablo Giordani Serrano – MEng. Mecânico especializado em acústica

__________________________

 

> Este conteúdo lhe foi útil? Comente e colabore com o Portal Acústica. Sua opinião nos ajuda a melhorar.

> Que tal ter direito a uma conversa de 30min com nosso especialista em acústica? Você pode tirar suas dúvidas e obter informações precisas para sua necessidades. É só responder nossa Pesquisa Portal Acústica clicando aqui.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva a equação para comentar *