Lã de PET: o que é? Como usar?
A lã de PET é uma manta de isolamento termo acústico, composta 100% de fibras de poliéster – material proveniente da reciclagem de garrafas PET –, sem adição de resinas.
São soluções inteligentes, fabricadas em diferentes densidades e dimensões, podendo integrar projetos de ambientes com finalidades de uso diversos. Tais como em: escritórios, residências, hospitais, igrejas, escolas, universidades, galpões industriais, supermercados, shopping centers, teatros, auditórios, restaurantes e casas noturnas.
Os formatos são variados, encontrando-se em geral em painéis ou rolos. Além disso, também podem ser utilizadas em sistemas hidrossanitários para isolamento termo acústico de tubulações, conexões e peças do conjunto.
Leia este artigo e saiba mais a respeito!
O que difere a lã de PET das demais lãs minerais?
Existem no mercado brasileiro três tipos de lã mineral comumente utilizadas: a lã de PET, a lã de rocha e a lã de vidro. Os três tipos têm como objetivo comum: o isolamento termo-acústico.
A primeira diferença entre os tipos de lã está na matéria-prima utilizada para fabricação das lãs: As lãs de vidro e rocha são fabricadas a partir de processos semelhantes.
No caso da lã de vidro, os minerais utilizados são a sílica e o sódio (areia e vidro), que são fundidos e centrifugados formando filamentos de vidro aglutinados com resina sintética.
A lã de rocha parte da extração de um recurso não renovável – rochas e minerais especiais -, consistindo em um produto final altamente fibroso, com propriedades de absorção acústica e resistência térmica.
Pela natureza de sua composição, o manuseio da lã de rocha pode causar inflamações diversas, como irritações de caráter alérgico, problemas brônquicos e outros problemas no sistema respiratório como um todo.
A lã de PET é um material reciclado e reciclável. Sua fabricação e uso contribuem para a redução dos impactos ambientais gerados pelas embalagens plásticas – matéria prima principal do produto.
Além disso, a lã de PET consiste em uma solução inteligente a ser integrada nos projetos de edificações sustentáveis, adequando-se perfeitamente aos critérios da certificação ambiental LEED – Leadership in Energy and Environmental Design.
Do ponto de vista do desempenho térmico, por exemplo, a lã de PET pode ser utilizada em subcobertura de telhados e na fachada de edifícios, impedindo a transmissão do calor para o interior da edificação, reduzindo o consumo de energia com ar condicionado.
Outras diferenças
Além de ecologicamente correto, este produto não oferece nenhum risco à saúde do instalador.
Pois sendo hipoalergênico, ela dispensa o uso de máscaras e luvas para o seu manuseio. O uso do material diminui o tempo de aplicação e o custo com EPI’s, oferecendo a vantagem de uma instalação fácil, rápida e mais barata.
A Lã de PET é resistente à umidade, por isso se adapta a qualquer ambiente. É um material que garante a proteção contra a formação de fungos e impede a proliferação de micro-organismos.
Além disso, as características de isolamento do material são mantidas indefinidamente, porque é um material que não sofre deformação nem deterioração com o passar do tempo.
Para tirar qualquer tipo de sujeira é só lavar o material com água e deixar o mesmo secar. Assim não acabam danificadas ou alteradas as suas propriedades termo-acústicas.
Outra diferença entre as lãs de rocha, vidro e PET está no peso das lãs. As lãs de vidro e rocha, por serem fabricadas a partir de materiais pesados (vidro e rocha), possuem densidade (kg/m3) duas a três vezes maior do que a lã de PET.
Apesar desta questão de densidade a manta de PET proporciona resultados semelhantes de isolamento termo acústico. Isso ao ser integrada a um sistema construtivo, em comparação com as demais lãs minerais, sendo muito mais leve e fácil de armazenar.
Ao apresentar alta capacidade de compactação e resiliência, a lã de PET retorna às dimensões originais com facilidade, logo, a utilização deste material reduz significativamente os custos de transporte. O material pode ser embalado em diversas larguras e comprimentos de rolos (baixas densidades) ou placas (altas densidades).
Como usar a manta de lã de PET?
As mantas de lã de PET são aplicáveis para preenchimento de paredes de Drywall, sobre sistemas de forro, sob contrapisos, ou mesmo como revestimentos aparentes.
Em determinados ambientes, como restaurantes, escritórios, hospitais e clínicas médicas, praças de alimentação, os dispositivos acústicos fabricados com lã de PET podem receber revestimentos e ser aplicados de forma aparente.
Dessa forma eles conseguem compor harmoniosamente com a estética pretendida para o local. Com o objetivo de conciliar acabamento estético e desempenho termo acústico, a empresa Trisoft desenvolveu o produto Revest Decor.
Ele consiste em placas de lã de PET revestidas em camada de tecido, no qual pode ser impressa a imagem desejada pelo cliente em alta definição. Os painéis Revest Decor da Trisoft são revestimentos aplicados em paredes, utilizados para controlar a reverberação excessiva e melhorar a inteligibilidade da fala/música.
Painéis em lã de PET também podem ser aplicados em sistemas de forro, na forma de revestimento.
Este é o caso de outros produtos da linha Decor da Trisoft, como o forro Decor, material leve e resistente que garante ótimo acabamento estético, e excelente desempenho termo acústico.
Conheça nosso Minicurso “Fundamentos do Isolamento Acústico em Edificações” aqui!
Nuvens acústicas e baffles de teto
Outros produtos que utilizam a lã de PET em sua composição são as nuvens acústicas e baffles de teto, painéis acústicos compostos por paineis de lã de PET revestidas em tecido. Ambos materiais suspensos com tirantes abaixo de qualquer estrutura de teto ou forro.
As nuvens e baffles também podem ser decorativos, a partir da plotagem de imagens no tecido. Estes produtos são fabricados com dimensões e formas variadas, sendo leves de transportar e fáceis de manusear.
A Trisoft também produz o produto chamado Tech Baffles, produzidos em lã de PET. Materiais desse tipo são indicados para aplicação em casas de máquinas, estúdios de gravação, geradores de energia e ambientes industriais, onde o tratamento e absorção acústica sejam os objetivos do projeto.
A lã de PET pode ser também utilizada de forma não aparente, como preenchimento para sistemas de piso, forro e de paredes em drywall, steel frame ou wood frame.
A linha ISOSOFT® Wall da Trisoft, por exemplo, foi desenvolvida especialmente para tratamento térmico e acústico em sistemas de parede.
O uso de mantas em lã mineral para preenchimento de sistemas de parede proporciona uma melhor atenuação da propagação dos ruídos. Ocorridos entre ambientes, garantindo assim ambientes mais silenciosos, a partir do aumento o índice de redução sonora (Rw) do sistema.
O Rw atingido pelo sistema irá depender de determinadas características, como o tipo de sistema utilizado (gesso, alvenaria, blocos cerâmicos), a espessura do sistema, a existência ou não de cavidades de ar, a espessura e densidade da manta.
Funcionalidades
Em sistemas de forro em gesso acartonado e forros minerais, a manta de lã de PET pode ser aplicada sobre o gesso, ou seja, em casos onde a energia sonora é convertida em calor, ou seja, a lã mineral faz com que a energia sonora perca intensidade.
Já para sistemas de piso, a lã de PET consiste em uma solução inteligente para controle da propagação do ruído de impacto. Por exemplo, entre os apartamentos, devendo ser aplicada entre a laje e o contrapiso durante a construção da edificação.
A lã de PET também pode ser utilizada para tratamento acústico e antivibratório de instalações prediais, como dutos de ar condicionado, tubulações hidráulicas e sistemas hidrossanitários.
Neste caso, as tubulações e todas as conexões devem ser cobertas pelo material, e podem ser fixadas com abraçadeiras plásticas, para controlar a transmissão de vibrações e turbulências para as estruturas da edificação.
Para saber mais sobre o ruído associado aos sistemas de hidrossanitário e as diretrizes para tratamento vibro-acústico de instalações, veja o artigo “O ruído associado aos sistemas de hidrossanitário” publicado no blog da Portal Acústica.
Enfim, as aplicações são diversas e somente com o auxílio de um especialista de acústica é que você poderá especificar e quantificar o material necessário para uma obra.
Esperamos ter auxiliado nessa sua jornada de conhecimento e não deixe de acompanhe nossos seminários online patrocinados pela Trisoft, que acredita no mesmo propósito do Portal Acústica: o de popularizar o conhecimento em acústica.
Até o próximo artigo!
Mas e aí, precisa de uma solução acústica? Trabalhamos com mapeamento acústico, controle de ruído, projetos acústicos de edificações, adequação às normas técnicas, certidões de tratamento acústico, estudos e laudos e muitas outras coisas. Clique aqui e preencha o formulário para uma Consultoria Acústica.
Pablo. boa tarde.
Muito boa a tua colocação. Este material , na minha opinião , é o futuro das mantas acústicas.
Dois motivos: Substitui as mantas minerais com a vantagem de serem resistentes às intempéries, pois não perdem as suas propriedades físicas ao molhar, portanto , já as uso em absorvedores externos.
Segunda, ecologicamente, reutiliza parte de um material que é venenoso ao meio ambiente, reduzindo assim o lixo das PET que ficariam soltas ou queimadas (pior ainda) no nosso ambiente.
Apenas penso que falte MUITOS ESTUDOS sobre as características de COMPARAÇÃO as outras mantas (Vidro e Rocha) x DENSIDADE X ESPESSURA. Internas e externas , de absorção.
Tendo estes estudos avançados e comparativos TÉCNICOS de aplicação (dentro do druy wall ) e revestimento de sala de geradores, por exemplo, poderemos aplicar com mais propriedade estes materiais .
Abs e sucesso !
Olá Daniel, muitos destes testes de perda de transmissão foram realizados, entretanto, muitos dos fornecedores preferem manter tais dados ocultos dos projetistas quando os resultados não são muito satisfatórios. Acredito que a era da informação está ai para que tenhamos acesso livre e irrestrito a ela, de forma que permita aos clientes e projetistas escolher suas opções na hora de especificar.
Abraços
Caro PABLO,
Muito bom seu artigo; acho que são necessários muitos esclarecimentos na área sobre os assuntos referentes á aplicação de materiais e suas diferentes características e especificidades entre condições térmicas e sonoras;
Acho apenas que a utilização dos termos comerciais de características de “isolamento termoacústico” desses tipos de lãs faz um pouco de confusão para os leigos nos assuntos tanto térmicos quanto acústicos!
As características de isolamento térmico desses materiais são indiscutíveis, porém suas características de isolantes acústicos são bastante discutíveis! acho que a ideia delas serem utilizadas como preenchimentos de vedações mais pesadas, ou de composições onde o efeito massa-mola faz o isolamento valer, não torna a característica da lã em um material bom “isolante acústico”…
A boa característica dessa l!!ã de PET é de ser excelente absorvedora de som! seus coeficientes de absorção sonora são excelentes, em especial para as altas frequências e seria muito bom ressaltar isso em seu artigo, trazendo esse esclarecimento e fazendo essa distinção…
Desculpem-me se me equivoco nestas minhas considerações, caros colegas…gostaria de ouvi-los se assim o fiz!
Olá Rosana, obrigado pelo comentário. Nós do Portal Acústica ficamos muito felizes pelo interesse no tema e se tiveres sugestões de temas para abordarmos é só entrar em contato e fazer sua sugestão.
Oi.tenho uma dúvida. Estou com uma VAN SPRINTER, furgão. Quero revestir ela . Me disseram que a lá de pet resiste ao calor, pois carrego chocolates, e o calor está muito forte , pode derreter os produtos. É mesmo eficaz??
Olá Fernando, tudo bom? Sim, a lã de PET também é um excelente isolante térmico. Podes utilizar ao invés da lã de vidro ou lã de rocha.
Mas sempre procure um projetista para pensares bem e somente executar o que é possível, sem ter surpresas durante a execução.
Abraços,
Pablo Serrano
Boa tarde, meu nome é Marcelo Tavares, musico, referente á LÃ DE PET, quais são as formas que posso utiliza-las na sala acustica de bateria? obrigado.
Respondemos no outro comentário.
Obrigado pela pergunta.
Boa tarde, Quais as formas que posso utilizar a Lã de pet na sala de bateria acustica? obrigado.
Olá Marcelo, em geral a lã de PET é colocada entre materiais de alta densidade para auxiliar e maximizar o isolamento acústico. Dentro do ambiente a lã de PET pode ser usada em paineis para absorver o som e reduzir a reverberação, assim como o nível interno do ambiente para te poupar os ouvidos de níveis excessivos por muito tempo.
Espero ter ajudado!
Eng. Pablo Serrano
A lã de pet é um bom material para a confecção de painéis acústicos de banda larga? E para Bass Traps? Já ouvi falar que ela só absorve bem as frequências altas, mas não tenho muito conhecimento técnico em relação ao tema.
Caso funcione bem, principalmente para bass traps, seria uma ótima opção, tendo em vista ser pouco agressiva oa meio ambiente e a quem a manipula.
Obrigado!
Oi Marcus, a Lã de PET tem uma boa absorção sonora em médias frequências também. Tudo depende da densidade do material e sua espessura. Para realmente baixas frequências, o material deve ser utilizado dentro de um ressonador ou um dispositivo membranoso.
Muito bom, parabéns pelo conteúdo!
Lã de Pet pode ser utilizada em casas de madeira, dentro das paredes?
Se sim, qual a mais indicada, em rolos ou placas?
Olá Ciça, aqui é o Sidney, monitor do Portal Acústica. Muito boa pergunta. Sim, a lã de PET pode ser utilizada em casas de madeiras. Quando você possui um espaçamento entre duas tábuas, por exemplo, você já pode inserir o material dentro desse espaçamento. Aprimorando a eficiência acústica do sistema.
A lã de PET em rolo, terá um custo benefício melhor, porém com uma densidade menor, tornando o desempenho mais baixo. Já em placas, a densidade é superior, aprimorando o desempenho do sistema. A escolha depende do objetivo (qual desempenho de isolamento acústico do sistema deve ser alcançado?) e orçamento.
Oi, estou fazendo TCC de arquitetura e urbanismo, gostei muito do conteúdo e gostaria de saber o nome do autor deste post.
Olá Beatriz,
sou eu o autor.
Abraços e obrigado por acompanhar o blog.
Pablo Serrano
Olá. Primeiramente parabéns pelo artigo.. muito bom. Tenho uma duvida, tenho um forro de gesso de 15 cm da laje e estou tendo muito problema de barulhos de impactos (pisadas fortes, corridas de crianças) no andar de cima. Sei que pra resolver teria q ser no piso dos vizinhos, mas por ora é impossível. Colocar apenas a lã de pet por dentro do forro, ou seja, abrir uns buracos e jogar a lã sob todo o forro, reduziria um pouco o barulho?
Oi Juliana,
o efeito dessa ação será praticamente nulo. Reformas mais estruturais são necessárias. Portanto, o melhor é prevenir e não remediar.
A política da boa vizinhança pode funcionar melhor do que uma obra. Tapetes e pisos emborrachados podem minimizar o problema.
Abraços,
Pablo
Qual é a efetividade no isolamento térmico em comparação aos outros materiais: lá de vidro, lã de pedra, manta 3TC, isopor?
Olá Marcelo, um isolante térmico tem propriedades específicas que não necessariamente são boas acusticamente, como por exemplo o isopor, que é um excelente isolante térmico, mas ele não tem poros abertos, e portanto não isola bem o som.
As lãs minerais são bons isolantes térmicos e acústicos…
Abraços,
Pablo Serrano
Minha casa é cobertura de telha eternite muro baixo da pra imaginar o griteiro do vizinho barulho de ferramentas acho que vou ter que fazer isso nas paredes do quarto e um forro acustico o quarto é 3 metros por 3 metros e meio será que fica caro?não pra luxo só pra ter paz mesmo alguém sabe um geito mais barato pra tirar barulhos de gritos e ferro velho.
Oi Claudio, um sistema de construção em alvenaria com tijolos de 19 cm e laje, além de uma esquadria sem frestas é essencial para ter um mínimo de conforto.
O preço com certeza valerá o investimento e o conforto posterior.
Abraços,
Pablo Serrano
Boa tarde .acabo de colar 20mt de placas pet 60×60 com cola quimional sobre gesso e estão caindo do teto.onde errei??? Alguma idéia melhor de tipo de cola.
Olá, Ranieri, tudo bem? Para maiores esclarecimentos, consultorias acústicas e dúvidas sobre projetos em geral, entre em contato com o Pablo Serrano Soluções Acústicas através do site: https://pabloserrano.com.br/sitenovo/, será um prazer atender você, até logo!
Boa tarde,
Considera a lã-de-pet bom isoladores para sistemas de ventilação, ar condicionado, unidades de tratamento de ar?
Obrigada.
com os melhores cumprimentos,
Maria Luísa
Olá, Malu, tudo bem? Para maiores esclarecimentos, consultorias acústicas e dúvidas sobre projetos em geral, entre em contato com o Pablo Serrano Soluções Acústicas através do site: https://pabloserrano.com.br/sitenovo/, será um prazer atender você, até logo!
Gostaria de saber, se alguém ja usou a green glue para aplicações acusticas.
E se o material e satisfatório comparado ao alto valor do produto em relação as outras matérias mais conhecidas do mercado.
E se tem algum produto semelhante a green glue, porém com valor mais dentro da realidade.
obrigado.
Olá, Cléber, tudo bem? Para maiores esclarecimentos, consultorias acústicas e dúvidas sobre projetos em geral, entre em contato com o Pablo Serrano Soluções Acústicas através do site: https://pabloserrano.com.br/sitenovo/, será um prazer atender você, até logo!
Olá, pessoal.
Sou baterista e vivo aquela loucura de sempre com vizinhos por causa do barulho. Estou pesquisando materiais para construir uma cabine acústica em casa, com paredes de drywall, e gostaria de saber se a lã de pet vai servir bem (de forma bem eficiente) para isolar acusticamente a minha bateria. Moro em apartamento.
Muito obrigado pela ajuda. Forte abraço.
Olá Rodrigo, a lã sozinha não terá muita função de isolamento. Ela precisa estar em um sistema construtivo eficiente. Depende da densidade e desta composição. Sugerimos procurares um especialista. Abraços, Pablo
Boa tarde, parede da minha sala, onde tem o home, faz divisa com o banheiro da vizinha, quando ela usa, é muito barulho, vou fazer um painel com acústica, qual a melhor opção, lá de pet em rolo ou em placa? desde já, muito obrigada.
Olá Jully, a lã de PET, independente do formato, vai ser eficaz somente em um sistema construtivo completo. Ela por si só não vai ser a que vai fazer o milagre. Se usares em painel ou em rolo, o resultado será praticamente o mesmo, se colocada dentro de uma contra parede de drywall por exemplo. Precisas isolar bem a vibração da parede e fazer uma contraparede robusta. Sugiro procurares um profissional.
Abraços!
Pablo Serrano