Materiais acústicos, o que são?

Como vimos no post publicado aqui no blog Tempo de Reverberação Ideal, o planejamento de tempo de reverberação para o ambiente depende do tamanho e propósito do local. Para controlar o tempo de reverberação e melhorar a qualidade sonora através do tratamento acústico podemos estrategicamente posicionar materiais acústicos de absorção, reflexão e difusão.

Como o som se comporta ao atingir os materiais acústicos?

Quando o som atinge uma superfície, uma parte da energia sonora é absorvida pelo material, a outra é refletido de volta reforçando o som no ambiente gerador de som e o restante da sua energia é transmitida para o outro ambiente. Para o tratamento acústico interno, são consideradas as energias refletidas e absorvidas. É muito importante entender essa distribuição de energia sonora porque a partir do seu entendimento e o posicionamento certo de materiais acústicos, podemos adequar um espaço a sua qualidade sonora.

Propagacao_som_materiais acústicos

Os materiais de reflexão têm o objetivo de ampliar o som produzido deixando o ambiente mais vivo. Assim sendo, o tempo de reverberação fica mais longo com o som preenchendo o ambiente. As superfícies normalmente já são reflexivas por sua rigidez e dureza, como paredes de alvenaria ou pisos cerâmicos, fazendo com que grande parte da energia incidente seja refletida. Como já é comum o uso de materiais rígidos e duros na construção civil, para controlar o tempo de reverberação normalmente utilizam-se os materiais acústicos de absorção.

Os materiais de absorção, ao contrário aos de reflexão, têm função de deixar o som do ambiente mais seco, isto é, diminuir o número de reflexões através da absorção de energia sonora. Assim sendo, o tempo de reverberação fica mais curto dependendo da capacidade de absorção do material e da metragem de área aplicada. Como são materiais porosos ou fibrosos, geralmente os materiais acústicos de absorção são flexíveis. Eles contêm em seu interior espaços de ar que quando há passagem do som em seu interior fazem que o som se “perca” lá dentro. Existem diversos desenhos e cores e também formas para materiais como estes, podendo ser encontrados em formato de espuma acústica ou forro de absorção.

absorcao2_materiais acústicos absorcao3_materiais acústicos

absorcao1_materiais acústicos

 

Difusão é quando o som ao encontrar uma superfície, o som refletido é redirecionado para um melhor espalhamento sonoro no ambiente. Este fenômeno não altera o tempo de reverberação do ambiente, mas tem função fundamental na qualidade sonora. Os difusores são materiais acústicos reflexivos muito importantes em ambientes em que o som deve ser ouvido o mais uniformemente possível seja em uma palestra, apresentação musical ou mesmo em home theaters. Com diferenças de níveis em sua forma, ele consegue espalhar melhor o som no recinto.

difusores1_materiais acústicos

difusores2_materiais acústicos difusores3_materiais acústicos

O uso de materiais acústicos é imprescindível para um bom projeto. Cada material tem uma característica para controlar a acústica do ambiente seja absorvendo, refletindo ou difundindo a energia sonora. Dependendo do tipo de ambiente, estes fenômenos bem administrados promovem a qualidade sonora.

Então, gostou do assunto? Que tal baixar o nosso guia exclusivo que te auxilia a colocar em funcionamento um estabelecimento comercial de acordo com as leis relacionadas ao ruído.

asc_imagem_eb03_compartilhamento_lp_01

Ingrid Knochenhauer de Souza – Eng. Civil especializada em acústica
Pablo Giordani Serrano – MEng. Mecânico especializado em acústica

__________________________

> Este conteúdo lhe foi útil? Comente e colabore com o Portal Acústica. Sua opinião nos ajuda a melhorar.

 

2 respostas
  1. Mauricio Matildes
    Mauricio Matildes says:

    Caros senhores; os artigos falam muito em absorver o som, porem quero o contrário. Tenho uma casa de campo com várias varandas que se tornaram local preferido de pequenos morcegos. Comprei dois aparelhos que são muito úteis, emitindo um som em frequência que não ouvimos, mas se posiciono o aparelho para um lado, eles ficam de outro. Quero algo que espalhe este som para todos os lados, de modo a não encontrarem brechas. Alguma ideia?

    Responder
    • portalacustica
      portalacustica says:

      Pense no som como a luz. Em altas frequências, quem sabe usando algum rebatedor consigas direcionar essas ondas para essa região. Espero ter ajudado!

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva a equação para comentar *