NBR 15575: como adequar o desempenho acústico de edificações
Conforto, bem-estar e segurança são fatores essenciais para a habitabilidade de uma edificação. Nesse contexto a norma NBR 15575 é um instrumento importante para nortear o trabalho de engenheiros e arquitetos, estabelecer critérios de qualidade para o mercado da construção civil e garantir que o consumidor viva ou frequente um imóvel seguro e de qualidade.
Neste artigo vou abordar um pouco do que trata a NBR 15575 e suas especificações a respeito da acústica em edificações habitacionais. Você também vai aprender mais sobre como é feita a certificação do desempenho de um imóvel; além de conhecer a importância da norma para a construção civil, tanto em termos técnicos quanto de vantagem competitiva. Boa leitura!
O que é a NBR 15575?
Em vigor desde 2013, a ABNT NBR 15575 é a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais que trata dos padrões de qualidade necessários para os imóveis e do que as construtoras precisam fazer para atingi-los.
A norma foi criada para garantir a segurança e a qualidade das obras e edificações. A NBR 15575 estabelece níveis de qualidade que devem ser cumpridos em indicadores como desempenho acústico, durabilidade da edificação, a garantia das principais peças e a sua vida útil.
Ou seja, a norma contempla os diversos sistemas de uma edificação: estrutura, vedações, pisos, instalações e coberturas; e trata tanto da qualidade dos produtos da construção civil, quanto de sua utilização. Além de estabelecer parâmetros para garantir a segurança do imóvel e o conforto dos habitantes.
Aspectos do desempenho acústico
A acústica cumpre um papel fundamental no conforto e na qualidade de um imóvel. Por isso, o uso da acústica na construção civil deve ser incluído desde o planejamento até a conclusão de venda do imóvel.
A NBR 15575 trata dos níveis de desempenho acústico das paredes externas, das esquadrias utilizadas em dormitórios, das paredes internas que separam duas unidades, das paredes internas que separam as unidades das áreas comuns, do conjunto de paredes e portas que separam duas unidades, e dos sistemas de pisos com relação ao ruído aéreo e de impacto.
Na norma, são encontrados níveis mínimos, intermediários e superiores de desempenho acústico exigidos para a construção de edificações habitacionais.
Fonte: Guia Prático: Acústica de Edificações Habitacionais – Portal Acústica
O Manual ProAcústica sobre a Norma de Desempenho lista alguns dos pontos fundamentais da NBR 15575 a respeito da acústica:
- A recomendação é de que os equipamentos prediais não ultrapassem os 37 dBA nos dormitórios;
- As instalações hidrossanitárias (elevadores, descargas hidráulicas, tubulações, esgotos, exaustores,
ventiladores etc), quando em uso, não devem ultrapassar níveis máximos de ruídos recomendados; - O isolamento acústico dos ruídos aéreos entre dormitórios de apartamentos distintos deve ser no mínimo 45 dB;
- O isolamento acústico de fachadas passa a ser exigido em função do ruído local externo;
- O isolamento ao ruído de impacto entre pavimentos será controlado. (Sobre esse assunto leia também os seguintes artigos: Como reduzir o Ruído de impacto – o Famoso Toc Toc entre lajes e Ruído de impacto: um comparativo de sistemas construtivos.)
Como obter a certificação do desempenho?
A certificação da NBR 15575 é realizada com o laudo das medições na etapa de controle de qualidade. No caso da acústica, as medições referentes ao controle de qualidade do empreendimento devem ser realizadas por um especialista em acústica.
O profissional realiza então as medições de ruído aéreo e de impacto. Na medição de ruído aéreo, uma fonte sonora é posicionada em um ambiente e o ruído gerado é medido tanto no recinto emissor, quanto no receptor adjacente. A diferença padronizada de nível ponderada encontrada na NBR 15575 é calculada com os dados desta medição.
Já a medição do ruído de impacto precisa ser realizada nas condições em que o espaço será entregue ao usuário, ou seja, com o piso acabado. Uma máquina de impacto que simula os passos de uma pessoa é acionada no ambiente superior. No recinto abaixo, mede-se o ruído que é corrigido e convertido pela reverberação e ruído de fundo do recinto receptor.
Se os índices medidos não atenderem à norma, a certificação do desempenho ainda poderá ser atualizada para os padrões exigidos, desde que soluções acústicas sejam readequadas e os índices atendidos através de novas medições e de um novo laudo.
A instalação de portas e janelas acústica para as fachadas, por exemplo, costuma ser uma das soluções mais recorrentes nos casos em que a readequação é necessária.
Algumas ferramentas computacionais, no entanto, são grandes aliadas do projetista pois auxiliam na identificação de não cumprimento da norma. O SONarchitect é um exemplo destes softwares que calcula o isolamento acústico tanto para o ruído aéreo, quanto de impacto. Basta identificar os sistemas construtivos, os tipos de ambientes, a área de paredes e aberturas, para que a previsão do desempenho do edifício seja feita.
Confira também: Guia de Softwares para Acústica
Por que adequar-se à NBR 15575?
A aplicação da norma ABNT NBR 15575 em edificações habitacionais é exigida pelo código de defesa do consumidor. Mas engana-se quem acredita que esse é o único motivo para adequar-se a norma.
Além de oferecer conforto ao cliente final, a conformidade com a NBR 15575 garante maior durabilidade do imóvel, uma vez que as características acústicas são mantidas por mais tempo; contribui para aumentar a credibilidade depositada na construtoras e, consequentemente, traz um diferencial competitivo no mercado imobiliário.
Muitas construtoras ainda não realizaram a adequação à norma de desempenho. É o caso, por exemplo, de projetos aprovados antes de 2013 e que ainda não foram executados. Por isso, ao atentar para a NBR desde o início do projeto – inclusive no aspecto acústico – as empresas da construção civil podem sair na frente e criar uma vantagem competitiva na hora de vender seus imóveis.
Da mesma forma que a incidência de sol e de vento são vantagens do imóvel e atributos de marketing, um bom isolamento acústico proporciona conforto e bem-estar para o morador e pode ser um fator decisivo no momento da venda.
Para saber mais sobre o assunto:
Se você deseja saber mais sobre como a NBR 15575 aborda a questão da acústica, sugiro a leitura de dois materiais produzidos pelo Portal Acústica:
- Guia Prático: Acústica de Edificações Habitacionais
Material gratuito com informações para obter desempenho acústico que as Normas e Legislações exigem para a Construção Civil. Acesse o guia. - E-book: Guia de medição do ruído aéreo em edificações visando o desempenho acústico
Com base na NBR 15575, o e-book oferece de forma detalhada e clara o procedimento que se deve adotar para a medição do ruído entre dois ambientes, com objetivo de se obter dados para melhoria da qualidade acústica do espaço. Adquira o material.
Boa tarde
comprei um apartamento no térreo, que por sinal é bem próximo das áreas de lazer do condomínio como piscinas e quiosques e etc, porém tem barulho o dia todo das 10:00 as 22:00,Gritaria, algazarra, som alto nos fim de semanas nos quiosques, enfim insuportável, já cansei de reclamar mais não sei mais o que fazer, baseado nessa norma posso entrar com uma ação contra a construtora ? visto que construíram o apartamento colado com essas áreas e sei que isso inclui também a perturbação do sossego
Oi Lucas, quem sabe o projeto acústico não tenha sido feito. Peça os laudos de desempenho do empreendimento. Caso a construtora não ter forneça, faça medições e apresente o problema a eles que devem te indenizar pelo incômodo causado.
As normas redigidas no Brasil é uma farsa para arrumar serviços para os profissionais do CREA e CAU ,não servem para nada,as que são apenas traduzidas são outras coisas.
Moro em um apartamento que as portas não possuem aquelas borrachinhas (veda fresta), e portanto escutamos muito os vizinhos batendo suas portas. Existe alguma legislação ou algum laudo que possa ser feito exigindo a instalação dessas borrachinhas nas portas dos apartamentos?
Olá Karoline,
acredito que essa seja uma excelente sugestão para você levar para a sua reunião de condomínio. Dificilmente o legislador vai fazer uma exigência deste tipo, mas dentro do condomínio quem sabe passe entre os condôminos.
Abraços e obrigado por acompanhar o blog.
Pablo Serrano
Boa tarde, moro em um condomínio que sua construção já deve ter em torno de uns 18 anos, e conseguimos ouvir o andar do morador de cima, descarga, uso do chuveiro, a pessoa urinar, criança correndo tanto no de cima quanto na unidade abaixo, moveis, no meu quarto é dividido com outro quarto da outra unidade e conseguimos ouvir o andar, latido do cachorro, descarga, chuveiro, resumindo, os 2 apartamentos acima, ao lado e o que está abaixo, como a construção foi antes dessa norma, gostaria de saber como faço pra descobrir se tem essa questão da acústica e se cabe uma ação indenizatória pelo incomodo que está acontecendo pelos barulhos após as 22h e até durante o dia mesmo? Qual órgão que terei que procurar?
Oi Aline, se a construção é antes da norma, infelizmente pouco pode ser feito do ponto de vista técnico. Sugiro você se mudar, ou ainda brigar por seus direitos junto ao condomínio para que se tenha uma melhor regra de convívio. Se realmente for um problema para você em algum cômodo em específico, sugiro você realizar um isolamento acústico com um profissional habilitado.
Abraços!
Pablo Serrano
Tenho a impressão de que o prédio que moro, entregue em 2020, no qual investi em uma unidade, não está cumprindo com a norma de desempenho acústico.
Eu consigo ouvir absolutamente tudo da minha unidade, desde a torneira aberta no vizinho, o bis de quando alguém chama o elevador no hall e quando o mesmo chega, até a pessoa andando descalça no andar de cima (são coisas que não produzem um som tão alto e creio que não deveriam ser ouvidos).
Como devo proceder?
Muito obrigada desde já!
Olá Luciana, recomendo que você entre em contato com a construtora e solicite os laudos que comprovam o desempenho acústico da edificação. Se eles não te apresentarem, ameaçe eles a entrar na justiça se eles não tomarem providências. Se quiser contratar um especialista para fazer uma inspeção, isso te deixará mais segura de entrar na justiça para ganhar a causa.
Abraço, Pablo Serrano