WhatsApp Image 2018-12-20 at 17.36.43

Ruído de impacto : diagnóstico, estudos e soluções

200238415-001

https://www.regupol.com.au/products/noise-and-vibration/impact-sound-insulation-commercial-screeds/different-installations/

O comportamento acústico de sistemas de piso é avaliado conforme as formas de transmissão sonora em edificações, que podem ocorrer por vias aérea ou estrutural. O ruído de impacto, objeto de análise neste artigo, consiste na excitação mecânica de superfícies rígidas, sendo transmitido por meio sólido.

No caso do ruído de impacto, a energia sonora da excitação mecânica aplicada em um sistema de piso é transmitida diretamente no elemento estrutural excitado, bem como por via indireta, distribuindo-se pelos elementos construtivos que estão em contato direto com ele (vigas, paredes, pilares). Estes elementos em contato com o elemento ensaiado são denominados flancos.

Em edifícios com sistemas construtivos em concreto ou alvenaria, a transmissão através dos flancos significa aproximadamente 50% da transmissão sonora entre ambientes com uma partição divisória em comum [1]. Neste sentido, a avaliação do desempenho acústico de lajes ao ruído de impacto sofre influência do tipo de vínculo existente entre o elemento ensaiado e os elementos em contato, além das suas características.

Ruído de impacto e transmissão sonora vias direta e indireta

borsa

Schuch, 2013

  1. Ruído de impacto
  2. Transmissão Sonora Direta
  3. Transmissão Sonora Indireta

Os exemplos mais comuns de ruído de impacto em edifícios residenciais podem ser a queda de objetos, caminhar de pessoas, arrastar de móveis, crianças brincando, marteladas na parede, dentre outros.

brothers

https://www.babymall.ro/blog/cum-sa-cresti-un-copil/

No Brasil, a ABNT NBR 15.575 tem por objetivo analisar o desempenho dos sistemas construtivos conforme os requisitos para sistema de pisos, sistema de vedações verticais internos e externos, sistema de cobertura e sistemas de hidrossanitários (de caráter não obrigatório).

O critério de avaliação para ruído de impacto de sistemas de piso adotado pela norma de desempenho é o nível de pressão sonora de impacto padronizado ponderado (L’nT,w).

Os valores máixmos de L’nT,w, em função dos níveis de desempenho pretendidos – mínimo (M), intermediário (I) e superior (S) -, são apresentados pela norma para os casos de sistemas de piso separando unidades habitacionais autônomas posicionadas em pavimentos distintos e sistema de piso de áreas de uso coletivo (atividades de lazer e esportivas, como home theater, salas de ginástica, salão de festas, salão de jogos, banheiros e vestiários coletivos, cozinhas e lavanderias coletivas) sobre unidades habitacionais autônomas.

Critério e nível de pressão sonora de impacto padrão ponderado, L’nT,w

Elemento L’nT,w dB Nível de desempenho
Sistema de piso separando unidades habitacionais autônomas posicionadas em pavimentos distintos 66 a 80 M
56 a 65 I
≤ 55 S
Sistema de piso de áreas de uso coletivo (atividades de lazer e esportivas, como home theater, salas de ginástica, salão de festas, salão de jogos, banheiros e vestiários coletivos, cozinhas e lavanderias coletivas) sobre unidades habitacionais autônomas 51 a 55 M
46 a 50 I
≤ 45 S

Fonte: ABNT NBR 15.575-3: 2013; página 40

Como são feitos os ensaios de campo para medição do ruído de impacto

Para determinação do desempenho ao ruído de impacto de sistemas de piso a partir de ensaios de campo, a norma brasileira NBR 15575 (ABNT, 2013) remete à normas internacionais, como a ISO 16283-2 – Acoustics — Field measurement of sound insulation in buildings and of building elements — Part 2: Impact sound insulation.

A norma ISO 16283-2 indica que as medições devem ser realizadas em ambientes de pavimentos sequenciais, separados por laje de piso, a qual divide a sala emissora (localizada no pavimento superior), da sala receptora (localizada no pavimento inferior). Para avaliação do isolamento acústico do sistema de piso, que constitui o elemento ensaiado, recorre-se ao uso da máquina de ruído de impacto padronizada, do inglês Tapping Machine, posicionada na sala emissora. Ao ser transmitido por meio sólido, o ruído de impacto padronizado provoca vibrações nos elementos construtivos do edifício. O desempenho do sistema de piso ao ruído de impacto é então obtido a partir de microfones posicionados na sala receptora.

type 3207

https://www.bksv.com/en/products/transducers/acoustic/sound-sources/tapping-machine-3207

A partir das medições, são obtidos os valores do nível de pressão sonora de impacto padronizado (L’nT), dados por frequência em bandas de 1/3 de oitava, nos microfones posicionados na sala receptora. Os valores de L’nT, obtidos na sala receptora, são calculados a partir da seguinte equação:

L’nT = L2-10logT/T0

Sendo: L2 o nível de pressão sonora médio na sala receptora, em bandas de 1/3 de oitava, em dB. T é o tempo de reverberação medido na sala receptora, em segundos (s). T0 o tempo de reverberação de referência (T0=0,5s).

Para obtenção do L’nT,w, que é o valor comparável com os níveis de desempenho determinados pela ABNT NBR 15575-3, os valores de L’nT são ponderados, conforme procedimento descrito pela ISO 717-2 – Acoustics: rating of sound insulation in buildings and of building elements. Part II: Impact sound insulation. Os resultados calculados do nível de pressão sonora de impacto padronizado são ajustados à curva padrão da norma. O ajuste consiste no deslocamento, em passos de 1dB, da curva padrão em direção à curva medida, até que o somatório da diferença dos valores positivos entre os resultados ensaiados e a curva ajustada seja o maior possível, porém não superior a 32 dB. Após este procedimento, o valor único adotado para o L’nT,w é o valor obtido na frequência de 500 Hz.

Soluções para o ruído de impacto

Isolamento

site Aubicon

As soluções devem ser previstas na etapa de projeto, onde são feitas as avaliações do desempenho acústico de unidades habitacionais e áreas coletivas a partir dos cálculos do LnT,w, conforme os procedimentos de cálculo descritos pela normativa internacional reconhecida pela ABNT. O consultor acústico pode indicar se as soluções construtivas propostas pelas equipes envolvidas no projeto da edificação atendem aos requisitos da norma de desempenho e, caso não atendam, indica as proposições de alterações necessárias.

Os cálculos consideram diversos parâmetros de projeto, como as características constitutivas e dimensionais do elemento separador – lajes maciças de concreto armado com espessura de 10cm, 12cm … -, além das características dos elementos estruturais referentes aos ambientes emissor e receptor em contato com o elemento separador principal – os flancos -, que podem ser paredes – alvenarias de bloco cerâmico, alvenarias pilares e vigas de bloco de concreto, paredes em Drywall, dentro outros. Em determinados casos, pode ser recomendado o aumento da espessura do elemento separador principal, ou mesmo a instalação de mantas

As mantas acústicas de desconexão aplicadas em sistemas de piso são capazes de reduzir a transmissão do ruído de impacto ao restante da estrutura, entre pavimentos das unidades habitacionais, além de garantir amortecimento do sistema de piso. Podem ser utilizadas, por exemplo, mantas de polietileno ou mantas compostas de pneus reciclados aglomerados com poliuretano. As mantas podem ser aplicadas entre a laje e o contrapiso durante a construção do edifício. Existem diversos fabricantes de mantas no mercado capazes de atender a performances acústicas variadas.

Veja mais sobre soluções ao ruído de impacto no artigo do Portal Acústica “Contrapiso flutuante: chega de ruído!”, http://portalacustica.info/contrapiso-flutuante/

[1] RINDEL, J.H. Sound insulation of buildings. In: THE INTERNATIONAL CONGRESS AND EXPOSITION ON NOISE CONTROL ENGINEERING, 36, 2007, Istanbul. Proceedings… Istanbul (2007)

Inscreva-se agora para a live de acústica em igrejas
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva a equação para comentar *