XXVII Encontro SOBRAC – Som no espaço urbano

Nossas cidades estão cada vez se tornando maiores. Cada dia observamos como o êxodo rural ocorre, mas principalmente como as cidades vão se moldando. Não temos mais aquela migração em massa para os grandes centros urbanos, mas sim a criação de novos centros urbanos. Uma megacity (ou mega cidade) é composta por mais de 10 milhões de pessoas. Atualmente temos 37 destas cidades no mundo. Até 2030 a previsão das nações unidas é que teremos 41 megacities. Tendo isso em vista, há a necessidade de discutirmos como se dá o planejamento urbano e quais problemas já foram enfrentados no passado e podem ser contornados em novas cidades com potencial de expansão.

A terceira mais preocupante forma de poluição no mundo é a sonora, depois da poluição da água e do ar. Entretanto, a poluição sonora é complicada de se avaliar pois os efeitos dela são subjetivos e afetam a qualidade de vida causando estresse e surdez a longo prazo. Portanto, apesar de ser mensurável, o som é por vezes não sendo algo visto pelo poder público com grande atenção na prevenção destas doenças modernas que são a ansiedade, e os problemas psicológicos gerados pelo ruído.

Neste encontro da Sociedade Brasileira de Acústica, a SOBRAC, teremos a discussão deste tema da poluição sonora, principalmente focada na geração de mapas de ruído, impactos na saúde e gestão do ruído ambiente. Serão 6 palestras, 2 mesas redondas, 6 minicursos e uma feira com pelo menos 15 expositores. O encontro ocorre na cidade de Brasília do dia 28 a 31 de Maio e terá um jantar de confraternização, além de uma reunião da SOBRAC ao fim.

Para o evento são esperados pesquisadores, profissionais do ramo, estudantes e professores que terão muito tempo para interagir e trocar conteúdo técnico e mercadológico. Os trabalhos técnicos serão apresentados em sessões técnicas e haverá a exposição de posters. Os temas variam entre acústica de salas, aeroacústica, realidade virtual acústica, ruído ambiental, e outros vários que abrangem todas as linhas de pesquisa dos congressistas. Um destaque é a palestra internacional do professor Prof. Yves Aurégan (Laboratoire d’Acoustique de l’Université du Maine, CNRS – Centre National de la Recherche Scientifique) sobre aeroacústica em dutos (Flow Duct Acoustics). Eu especialmente conheço o trabalho do Yves que já participou comigo dos congresso da AIAA (American Institute of Aeronautics and Astronautics). Ele tem trabalhado com escoamentos em dutos avaliando a interação de materiais porosos e resonadores com escoamentos, utilizando técnicas como PIV (Particle image velocimetry)e impedance eduction.

Os profissionais e estudantes interessados em se inscrever no congresso podem realizá-la no site do evento http://sobrac2017.com.br/ e optar pela inscrição nos minicursos e no jantar, além do congresso. Cabe frisar que haverá estacionamento no local do evento e a entrada na feira de negócios é aberta ao público, sem a necessidade de inscrição.

O Portal Acústica é apoiador do Encontro SOBRAC 2017 e estará fazendo a cobertura do evento ao vivo através do Facebook em algumas lives e fará entrevistas com os patrocinadores e expositores nos stands, além de bate-papos rápidos com os congressistas. Acompanhe e caso fores ao evento, não se esqueça da inscrição até dia 17 de Maio com desconto. Os valores variam de R$300 a R$900 de acordo com a modalidade.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resolva a equação para comentar *