Acústica Ambiental: Procedimentos de Medição e Avaliação
A avaliação do ruído ambiental no Brasil é realizada conforme recomendações e critérios de legislação em nível federal, estadual e municipal, prevalecendo a mais restritiva. Em nível federal, a resolução CONAMA 01 de 8 de março de 1990 remete à ABNT NBR 10.151, a qual especifica os equipamentos a serem utilizados nas medições de campo, o método para medição do ruído e os critérios de avaliação do ruído ambiental. Além disso, a norma fixa as condições exigíveis para a avaliação da aceitabilidade do ruído em comunidades, recomendando níveis de pressão sonora máximos de acordo com a classificação da região e o período avaliado.
A medição acústica ambiental tem por finalidade avaliar a contribuição sonora da operação de indústrias, obras civis, aeroportos, rodovias, ferrovias, parques eólicos, e outras atividades ruidosas na vizinhança, em prol do sossego e da saúde pública.
Fonte: http://www.vipac.com.au/acoustics-engineering/environmental-noise/
Os resultados das medições de ruído ambiental são geralmente apresentados na forma de laudos e relatórios, onde devem constar informações como: local, data e horário das medições, condições meteorológicas, fotografias dos pontos avaliados e do entorno, e anotações de observações importantes durante as medições. As anotações são importantes para registrar a ocorrência de eventos atípicos que possam interferir nos resultados, como o funcionamento de máquinas, equipamentos e obras no entorno próximo. Além disso, de uma forma geral, os laudos devem apresentar os resultados dos níveis sonoros medidos com seus respectivos gráficos e a análise comparativa conclusiva dos níveis medidos em relação aos parâmetros normativos.
Vejamos alguns descritores acústicos, que são nada mais do que formas de se representar o som, ao considerar características ligadas ao tempo de medição e a natureza de cada amostra sonora.
Descritores utilizados para avaliação
A NBR10.151 indica os seguintes descritores para avaliação do ruído ambiental, expressos em decibels (dB). Desculpem por não apresentar os descritores com o subscrito, é uma limitação do nosso editor do blog.
LAeq,T
Nível de pressão sonora contínuo equivalente ponderada em A no espectro global, obtido por integração no tempo T (LAeq,T) para cada ponto avaliado. Tal nível é utilizado para posterior análise regulamentar referente aos períodos diurno e noturno, conforme zoneamento da região. Se houver flutuações significativas do ruído ao longo do tempo, ou seja, se o ruído estiver variando consideravelmente, a energia sonora média ao longo de um período de tempo de medição será um parâmetro muito útil. O tempo de medição pode variar de minutos a horas ou mesmo dias, dependendo da avaliação que se deseja realizar.
LAFmax
Nível máximo de pressão sonora ponderado em A e em F, no espectro global, obtido durante a medição do LAeq,T. Este descritor é necessário para a avaliação de som impulsivo, ou seja, sons intermitentes ou esporádicos com picos de energia acústica com curta duração e que se repetem a intervalos de tempo de forma descontínua (martelagens, bate-estacas, tiros, explosões). Imagine, por exemplo, o ruído de um cachorro latindo: pode ser mais vantajoso avaliar o valor máximo e não o nível de pressão sonora médio durante um período longo de tempo. Para casos como este, este tipo de descritor seria preferível.
LZeq,T,f Hz(1/1)
Nível de pressão sonora contínuo equivalente em bandas proporcionais de 1/1 de oitava, medidos na ponderação em frequência Z, conforme a IEC 61672-1 (Electroacoustics – Sound level meters – Part 1: Specifications), pelo menos nas bandas de frequências centrais nominais de: 63 Hz, 125 Hz, 250 Hz, 500 Hz, 1 kHz, 2 kHz, 4 kHz e 8 kHz. Estes descritores são necessários para a avaliação em ambientes internos às edificações, quando a propagação sonora se dá pela estrutura da edificação.
LZeq, T,f Hz(1/3)
Nível de pressão sonora contínuo equivalente em bandas proporcionais de 1/3 de oitava, medidos na ponderação em frequência Z, conforme a IEC 61672-1, pelo menos nas bandas de frequências centrais nominais de 50 Hz a 10kHz. Estes descritores são necessários à avaliação de som tonal (aquele que contém tons puros, como o som de apitos ou zumbidos).
LAd, LAn e LAdn
A NBR10.151 apresenta os níveis de pressão sonora representativos de períodos completos. O LAd é o nível de pressão sonora contínuo equivalente ponderada em A, no espectro global, (LAeq) para o período diurno. O LAn é o nível de pressão sonora contínuo equivalente ponderada em A, no espectro global (LAeq) para o período noturno. O LAdn é o nível de pressão sonora contínuo equivalente ponderada em A, no espectro global, (LAeq) para um período de 24 h.
Em outras legislações, como a ISO 1996-1 (Acoustics — Description, measurement and assessment of environmental noise — Part 1: Basic quantities and assessment procedures), também se avalia o ruído ambiental a partir da decomposição do período de 24 horas em 3 períodos, o diurno, o vespertino e o noturno. Geralmente, os períodos do dia e noite são definidos respectivamente entre 07:00 e 22:00 h e 22:00 às 07:00.
O nível de ruído do Médio Dia-Noite é a métrica utilizada no Brasil pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), sendo indicada pelo Regulamento Brasileiro de Aviação Civil RBAC 161.
Níveis estatísticos
Além dos níveis estatísticos citados, podem ser igualmente utilizados os seguintes índices para avaliação do ruído ambiental:
L10: Corresponde ao nível de pressão sonora que é ultrapassado em 10% do tempo total de medição.
L50: Corresponde ao nível de ruído ultrapassado 50% do tempo total de medição, podendo ser uma boa indicação do nível de ruído médio.
L90: Corresponde ao nível de pressão sonora que é ultrapassado em 90% do tempo total de medição, podendo ser considerado como o ruído de fundo.
SEL: O nível de exposição sonora é o nível associado ao somatório das energias sonoras instantâneas ocorridas durante o tempo de duração de um ruído, expresso em decibels (dB). Trata-se da medição do evento sonoro desde seu início ao seu fim, para que se possa fazer uma avaliação energética do evento completo. No caso da avaliação do ruído aeronáutico, por exemplo, o SEL pode ser associado a um evento único (pouso ou decolagem), possibilitando estimar o número máximo de pessoas despertadas durante a passagem de uma aeronave.
Outros critérios relevantes para a organização das campanhas de medição ambiental dizem respeito à escolha dos pontos, ao período de amostragem e as configurações dos equipamentos de medição para registro dos dados das medições.
Escolha dos pontos de medição
A localização e quantidade dos pontos devem ser estudados em função das características do local, de forma a melhor representar o incômodo por parte das comunidades expostas ao ruído, evitando a proximidade com muros, vegetação, e outros elementos capazes de descaracterizar o resultado das medições.
Período de amostragem
O tempo de medição em cada ponto deve ser definido de modo a abranger as variações sonoras no ambiente avaliado. Medições de longa duração permitem avaliar as flutuações dos níveis de pressão sonora emitidos pelas fontes avaliadas. Para o caso de indústrias cuja operação varia ao longo do tempo em função da necessidade de produção, por exemplo, medições de longa duração permitem a análise do ruído conforme os regimes de funcionamento das atividades desenvolvidas: há momentos em que parte dos equipamentos e setores da indústria estarão inoperantes, ou momentos em que a indústria estará com todos os seus setores em operação. A avaliação do incômodo ao ruído provocado pela indústria será mais representativa se realizadas medições que contemplem todos os regimes de operação, em um período longo de tempo.
Registro dos dados
Devem ser configurados previamente ao início das medições parâmetros como o tempo de resposta (Fast, Slow), o tempo de integração e a faixa de frequências a serem avaliadas. Os equipamentos de medição devem ser devidamente calibrados, antes do início e no término de cada período avaliado na campanha de medição. Estas e outras definições de configuração dos equipamentos estão presentes na NBR 10.151.
Fonte: https://www.exportworldwide.com/en/company/cirrus-research-plc/environmental-and-occupational-noise-measurement-tool-to-analyse-sound-levels
Análise e apresentação dos resultados
A norma NBR 10.151 recomenda níveis de pressão sonora ambiental a serem respeitados de acordo com a classificação da região onde realiza-se a medição e o período do dia. Os níveis recomendados são denominados Níveis Critério de Avaliação (NCA). Os valores dos níveis de pressão sonora com a fonte operante e ruído ambiente registrados pelo medidor durante a campanha devem ser comparados com os valores de NCA determinados pela norma, revelando a conformidade ou não atendimento dos resultados das medições aos critérios normativos. Cabe salientar que um laudo de ruído em comunidades é um documento técnico que não contempla julgamentos quanto ao mérito de uma reclamação na área ou não. Ele é um instrumento para uma avaliação imparcial do ocorrido com base em dados e se utiliza de uma linguagem consultiva.
Conclusão
A medição de ruído no Brasil passou de um procedimento vago para um procedimento objetivo e técnico com bastante possibilidade de ser repetível. Acreditamos que o mercado está evoluindo e podemos notar a demanda por mais serviços, além da conscientização das pessoas quanto à poluição sonora. Deixe o seu comentário sobre como abordamos o tema e sobre as suas necessidades como cliente ou profissional neste mercado.
Conte conosco para sanar as suas dúvidas e continue acompanhando o blog para saber a cada dia mais sobre acústica. Se deseja se aprofundar no tema, acompanhe nossos cursos no site Portal Acústica, clicando aqui.
Olá, estou com um problema acustico. Há 2 meses ao deitar em minha cana para dormir tem uma vibração cortante. No início havia junto tb um som. No condomínio ninguém quer saber de resolver e agora quero resolver. Eu vibração na cama e meu ouvido qdo acordo está com o barulho dentro da minha cabeça. Geralmente é a noite. Podem me ajudar ou orientar o qye fazer?
Roseli cel 11966314836
Olá, Roseli, tudo bem? Será um prazer te ajudar. Para maiores esclarecimentos, consultorias acústicas e dúvidas sobre projetos em geral, entre em contato com o Pablo Serrano Soluções Acústicas através do site: https://pabloserrano.com.br/sitenovo/, até logo!