Como a lã de PET se diferencia das demais lãs minerais?
Quando se fala em tratamento termoacústico, dentre os materiais mais utilizados na construção civil brasileira estão: a lã de PET, lã de rocha e lã de vidro. Diante disso surgem inúmeras dúvidas: Qual é a melhor lã para isolamento termoacústico? Qual lã possui maior absorção sonora? Qual a diferença entre a lã de PET, lã de rocha e lã de vidro?
Esses três produtos auxiliam tanto no isolamento acústico quanto no condicionamento sonoro, o seu desempenho vai variar conforme o local de instalação, a espessura e densidade (Kg/m³) do material, podendo ser aplicados em ambientes com diferentes finalidades de uso. Tais como: residências, escritórios, supermercados, hospitais, templos religiosos, escolas, universidades, aeroportos, teatros, auditórios, restaurantes, estúdios musicais e galpões industriais.
A lã de PET possui algumas vantagens em relação a suas concorrentes, diante da sua praticidade e versatilidade, as quais serão esclarecidas e detalhadas a seguir.
Sustentabilidade
A lã de PET é um material 100% reciclado e reciclável. Produzida a partir da reciclagem de garrafas plásticas – a matéria-prima é a fibra de poliéster – contribui para a redução de descarte de resíduos e o reaproveitamento de materiais. Os produtos da EcoFiber possuem uma produção livre de água e sem adição de produtos químicos, garantindo longa vida útil, maior estabilidade e sendo ecologicamente corretos.
As lãs de rocha e de vidro são fabricadas a partir de processos semelhantes. A lã de rocha é produzida a partir da extração de rochas basálticas especiais, fibras e outros minerais – recursos não renováveis – que são aquecidos à 1500°C e transformam-se em filamentos por centrifugação. Posteriormente, essas finas fibras são aglomeradas com resinas especiais e aditivos.
No caso da lã de vidro, são utilizados os mesmos componentes do vidro – areia, barrilha, calcário, feldspato e aditivos – fundidos a 1800°C e centrifugados, formando fios finos que também são aglomerados com resina sintética e possui componentes voláteis. A extração da sílica e calcário gera impactos ambientais quando provenientes do assoreamento de rios e mineração.
Imagem: EcoFiber
Logo, a lã de PET da EcoFiber se destaca por agregar sustentabilidade na sua construção, consiste em uma solução inteligente a ser integrada nos projetos de edificações sustentáveis, adequando-se perfeitamente aos requisitos de certificações ambientais, como LEED, AQUA-HQE, GBC Brasil, entre outras.
Aplicações
A lã de PET é amplamente utilizada como material isolante térmico e acústico podendo ser aplicada em toda envoltória da edificação, no piso, paredes, forro, cobertura, sistema de fachada e pele de vidro. Incluindo em subcobertura de telhados e sobre sistemas de forro, pois é resistente à umidade, se adaptando em qualquer ambiente e reduzindo o uso de ar condicionado, o que ajuda a economizar energia. É um material que garante a proteção contra a formação de fungos e impede a proliferação de microrganismos. Podendo ser lavado com água, caso necessite retirar qualquer tipo de sujeira, sem perder suas propriedades termoacústicas.
A EcoFiber possui uma linha completa de produtos de lã de PET para construção civil, dentre eles: EcoFiber Wall com mantas para isolamento termoacústico dentro de miolos das divisórias/forros em drywall; EcoFiber Sound com placas acústicas de alta performance de absorção sonora; EcoFiber Ceiling com forros modulares com diferentes padrões de acabamento; EcoFiber Floor com mantas de absorção para ruído de impacto; EcoFiber Flex para isolamento de dutos de ar-condicionado e telhados; e EcoFiber Hydro para isolamento de tubulações hidrossanitárias.
Imagem: EcoFiber
A lã de rocha é frequentemente utilizada em aplicações industriais, como usinas, refinarias e fornos industriais devido a sua resistência a altíssimas temperaturas – mais de 200°C, sendo considerada incombustível, assim como a lã de vidro, bastante usada em sistemas de construção a seco em residências, edifícios comerciais e também envolvendo dutos de ventilação e climatização. Já os materiais de lã de PET da EcoFiber possuem resistência ao fogo Classe II-A, conforme laudos de flamabilidade, não são inflamáveis, são autoextinguíveis e não liberam fumaça tóxica. Podendo ser aplicados em diversos ambientes de uso coletivo que possuem essa exigência de proteção.
Quando utilizadas no controle do tempo de reverberação ou do nível de pressão sonora interno de um ambiente as lãs de rocha e de vidro exigem uma proteção superficial, pois o contato direto pode gerar irritação na pele e nas vias respiratórias. Elas podem ser utilizadas dentro de dispositivos como bass traps e placas reverberantes ou atrás de painéis perfurados com feltro de lã de PET na face posterior. Assim, sempre que possível é recomendado evitar o uso dessas lãs em aplicações onde haja contato direto com o usuário, e uma opção interessante é ensacar as placas e/ou rolos lãs de rocha e de vidro em sacos plásticos. Gerando uma proteção contra a exposição do material sem prejudicar suas propriedades acústicas.
Economia e agilidade na instalação
A lã de PET por ser hipoalergênica, não irrita a pele e dispensa o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), uma vez que não causa coceira ou desconforto durante a instalação. O uso do material diminui o tempo de aplicação e o custo com óculos, máscara e luvas de proteção, oferecendo a vantagem de uma instalação fácil, rápida e mais barata.
Diferente das lãs de rocha e de vidro, em que pela natureza da sua composição, desde a fabricação o seu manuseio libera fragmentos do material no ar e na pele do trabalhador, desencadeando inflamações diversas, como irritações de caráter alérgico, problemas brônquicos e outros problemas no sistema respiratório como um todo. Assim, para manusear a lã de rocha e de vidro é obrigatório o uso de EPIs para não gerar nenhum risco à saúde do trabalhador.
Outra característica que distingue a lã de PET das demais lãs é o peso. As lãs de rocha e de vidro, por serem provenientes de materiais pesados (rocha e vidro), possuem densidade duas a três vezes maior do que a lã de PET. Apesar da diferença de densidade, a manta de PET proporciona desempenho similar de isolamento termoacústico quando comparada com as demais lãs minerais. Isso ocorre ao ser integrada a um sistema construtivo, além de ser muito mais leve e fácil de armazenar.
A lã de PET da EcoFiber apresenta alta capacidade de compactação e resiliência, retornando às dimensões originais com facilidade e podendo ser transportada compactada, o que reduz significativamente os custos de transporte. O material pode ser embalado em diversas larguras e comprimentos de rolos (baixas densidades) ou placas (altas densidades).
Estética e design
A lã de PET além de ser aplicável, sobre sistemas de forro e sob telhados, como preenchimento de paredes duplas, em venezianas acústicas e sob o contrapiso, também pode ser utilizada como revestimento aparente de diversos recintos. Em hospitais, clínicas médicas, restaurantes, cinemas, boates, praças de alimentação, call centers, creches, bibliotecas, dentre outros é possível aplicar o material sem ou com um material de acabamento que pode ser um tecido ortofônico ou uma película em PVC. Assim, é possível harmonizar o projeto de condicionamento acústico com a estética prevista no projeto arquitetônico do ambiente.
A EcoFiber possui linhas de materiais de lã de PET com diferentes acabamentos e cores para diversificar e trazer diferentes opções para o cliente. No forro podemos aplicar a linha EcoFiber Ceiling disponível nas cores preta e branca com a opção de acabamento natural, sem a película de PVC, a linha Nature White e Nature Black. Já a linha Stone possui a película de acabamento também nas cores preta e branca com uma textura rugosa com semi-brilho, e a Matte White possui uma textura branca é mais lisa.
Imagem: EcoFiber
A linha EcoFiber Ceiling Print possui texturas mais diversificadas como a Blocks inspirada no lego, para ambientes lúdicos infantis, como uma sala de brinquedos de uma creche ou escola, a textura Dots com um efeito 3D com profundidade, a Marble inspirada no mármore carrara, muito utilizada em igrejas, e Cement com acabamento de cimento queimado cinza.
Imagem: EcoFiber
Todas elas possuem uma absorção entre 50 e 57%, um bom parâmetro NRC, e podem ser adotadas em ambientes comerciais, corporativos, praças de alimentação, mercados, casas noturnas, salas de aula, entre outros.
Se você deseja uma maior versatilidade na instalação e absorção entre 70 a 85%, há a linha EcoFiber Sound em que as placas também podem ser aplicadas no forro com perfis metálicos e coladas nas paredes com as placas de bordas chanfradas, Ecofiber Chamfer. Há 2 padrões de cores: o Sound, na cor branca; o Sound P, na cor preta.
Esse material é indicado para cinemas, aeroportos, auditórios, ambientes de ensino, igrejas, bares, teatros, coworkings, atenuadores acústicos, dentre outras aplicações. Diferentemente da lã de rocha e lã de vidro que não possuem essa dupla função de absorvedor sonoro e revestimento de acabamento, sendo parte integrante de um sistema construtivo ou no interior de dispositivos de absorção sonora.
Portanto, após apresentar todas essas vantagens ficou mais fácil definir qual a lã mineral mais se adequa a sua necessidade e perceber que a lã de PET da EcoFiber apresenta inúmeras vantagens em sua utilização, aliando sustentabilidade, desempenho e conforto acústico. Com a lã de PET, você tem um isolante térmico de alta qualidade, aliando eficiência energética, redução de impactos ambientes e bem-estar acústico.
Faça a escolha certa para o seu projeto e conte com o Portal Acústica e a EcoFiber para oferecer soluções Eco-Friendly e inovadoras. Se você ainda tem dúvidas sobre quais destes materiais utilizar em seu projeto para obter o desempenho acústico adequado, entre em contato no link e não deixe de conhecer o site: www.ecofiber.ind.br
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!