Como devo usar a norma ANBT NBR 10151?
Vem aí o workshop do Portal Acústica sobre a NBR 10151! Nele será apresentado uma planilha de cálculos para dar maior agilidade às suas entregas!
A norma brasileira ABNT NBR 10151 é provavelmente o grande ganha pão da maioria dos técnicos em acústica do Brasil, ou pelo menos é a porta de entrada para todos que pretendem ganhar a vida trabalhando com engenharia acústica.
Enquanto as normas ABNT ISO 16283 e NBR 15575 são focadas em laudos de edificações, a norma ABNT NBR 10151 é o carro chefe da acústica ambiental. Nela são estabelecidos os procedimentos que devem ser realizados em medições de nível de pressão sonora em ambientes externos e internos a edificações, visando o bem-estar e conforto da população.
A norma estabelece limites de níveis de pressão sonora que devem ser obedecidos para o tipo de zoneamento em que ocorre a medição, mas ela não substitui a legislação local. Veja bem, a NBR 10151 é a referência nacional quando se fala em limites de níveis sonoros permitidos, porém o profissional deve-se atentar a legislação do local onde a medição está sendo realizada, pois se ela é mais rigorosa que a norma, deve-se obedecer aos limites impostos pela legislação.
O profissional que vai realizar as medições de nível de pressão sonora a partir da norma NBR 10151 deve-se atentar a vários pequenos detalhes que fazem toda a diferença, além, é claro, de saber realizar os cálculos e compensações necessários. Muitas vezes durante a medição ruídos intrusivos são observados e se não forem mitigados através de cálculos, os valores podem ficar tão discrepantes que quem sai perdendo é o cliente que contratou o laudo. Dessa forma, saber fazer cálculos com decibel é obrigatório para quem quer trabalhar com laudos acústicos. Além disso, saber quando caracterizar um som tonal ou impulsivo é provavelmente o grande erro da maioria dos técnicos iniciantes, apesar de ser algo relativamente trivial.
Laudos de ruído ambientais: um mercado em constante crescimento
O Portal Acústica frequentemente realiza treinamentos com profissionais que desejam trabalhar com acústica, pois vê nos laudos de ruído ambientais uma oportunidade de aproveitar um mercado que está em constante crescimento, e quem sai na frente sempre terá vantagem.
Nesses treinamentos sempre surgem as questões: Quem pode assinar uma ART de um laudo de acústica ambiental? O que é som total e som residual? Quando devo calcular o som específico? Vou fazer uma medição acústica em um ambiente interno, preciso saber algum detalhe importante? Quantas medições são necessárias? Onde posiciono o sonômetro? Meu sonômetro atende a norma?
Caso essas sejam suas dúvidas, você está com sorte, pois no dia 19 de abril vai acontecer o quarto Workshop sobre a norma NBR 10151 do Portal Acústica. Nesse workshop serão sanadas todas as dúvidas sobre laudos acústicos a partir da norma 10151 e além disso será apresentada uma planilha de Excel com todos os cálculos necessários para você realizar um laudo acústico utilizando essa norma. Esse material foi desenvolvido pelos profissionais do Portal Acústica, que irão dar todo o suporte necessário para que você se torne expert em laudos acústicos.
E para você que já está habituado a realizar laudos acústicos, saiba que o material distribuído é uma excelente forma de dar mais agilidade às suas entregas, pois nela caberá ao profissional organizar os dados medidos e poupar tempo nos cálculos, focando seu tempo nos pareceres técnicos e conclusões!
Então se você quer começar a trabalhar com laudos de ruído, se deseja dar mais agilidade na entrega dos seus laudos ou simplesmente se interessou por participar desse treinamento para ter maior proficiência na norma NBR 10151, se inscreva através do link abaixo. Nos vemos lá!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!