Estudo de impacto de vizinhança e laudo de ruído ambiental é a mesma coisa?
Um laudo de ruído ambiental é algo comum no dia a dia dos engenheiros acústicos, visto que esse é um dos principais trabalhos de acústica desenvolvidos no Brasil. Já um Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) não é algo tão comum quanto um laudo de ruído para os acústicos.
Enquanto um laudo de ruído ambiental é um documento redigido por um profissional habilitado em acústica, que possa emitir uma anotação de responsabilidade técnica, atestando que o local está dentro dos limites normativos de ruído para a região em que ele está inserido, um estudo de impacto de vizinhança é um estudo muito mais amplo e complexo.
Um Estudo de Impacto de Vizinhança é um processo de avaliação realizado antes da construção ou implantação de um empreendimento em uma determinada área. O objetivo do EIV é avaliar os impactos que o empreendimento pode causar na região em que ele está sendo construído, sendo em questões de infraestrutura, meio ambiente, na qualidade de vida das pessoas que vivem na região e inclusive na acústica. Desse modo ele é elaborado por uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais de diversas áreas, como engenheiros, arquitetos, biólogos, geógrafos, entre outros, e deve ser apresentado aos órgãos públicos competentes, que irão analisar e aprovar, ou não, a construção ou implantação do empreendimento.
Estudo de Impacto de Vizinhança na prática
A acústica é um dos aspectos avaliados em um Estudo de Impacto de Vizinhança, pois o empreendimento pode gerar ruídos que afetam o conforto e a saúde das pessoas que vivem na região. Para avaliar o impacto acústico do empreendimento, é necessário realizar medições do nível de pressão sonora no entorno do ambiente antes da construção e comparar com as medições realizadas após a implantação do empreendimento. Além disso, também é preciso analisar o potencial de emissão de ruídos do empreendimento, considerando o tipo de atividade desenvolvida, o horário de funcionamento, o fluxo de pessoas e veículos etc.
Com base nessas análises, o profissional responsável pelo estudo de acústica do EIV pode apresentar medidas mitigadoras e compensatórias para reduzir os impactos sonoros, como a instalação de equipamentos de redução de ruído, a implantação de barreiras acústicas, a definição de horários de funcionamento restritos, definição de níveis máximos de pressão sonora emitidos por equipamentos eletroacústicos do local, ou até mesmo sugerir um projeto de isolamento acústico completo para o empreendimento. Dessa forma, a avaliação acústica é uma importante ferramenta para garantir que o empreendimento não cause prejuízos à qualidade de vida dos moradores da região em relação ao ruído excessivo.
Em resumo, enquanto o EIV avalia o impacto de um empreendimento na vizinhança como um todo, garantindo que o empreendimento seja construído de forma a minimizar os impactos negativos na região, já o Laudo de Ruído Ambiental é um estudo mais específico, voltado para avaliar os níveis de ruído emitidos pelo empreendimento em uma determinada região ou imóvel. Desse modo, ambos são importantes para garantir o bem-estar das pessoas em relação ao ruído e um mesmo empreendimento poderá precisar apresentar ambos os documentos aos órgãos competentes.
- Se você deseja saber mais sobre Laudo de Ruído Ambiental conheça nosso Curso NBR 10.151 na Prática Teoria e operação de sonômetros e dodecaedros, com turmas presenciais.
- Já se deseja entender mais sobre Estudo de Impacto de Vizinhança conheça nosso Curso Simulação Acústica e Mapeamento na Prática com Predictor e iNoise.
Tenho uma Dúvida, sou técnico em edificações, em minha formação na grade tenho a disciplina” Avaliação de impactos ambientais”, e nas atribuições segundo a grade de atribuições do CFT, Conselhos federal dos técnicos, o técnico em edificações pode fazer estudo de impacto de vizinhança, na resolução 58- 2019 diz que podemos emitir laudos e pareceres junto aos órgãos. Com base nessas informações você acha aceitável afirmar que o técnico em edificações pode emitir laudo de ruido acústico?