Três igrejas com acústica que se destacam – e como podemos nos inspirar nelas
O projeto de acústica arquitetônica é um ponto fundamental na construção de templos religiosos. Isso porque a qualidade sonora é importante tanto para quem frequenta a igreja, como para quem está fora dela – os ruídos podem atrapalhar tanto a vizinhança, como as atividades internas da igreja.
Os dois principais problemas encontrados em projetos de igrejas que não contam com a acústica ideal estão relacionados ao condicionamento acústico e isolamento acústico.
No primeiro caso, encontramos questões que irão trazer mais benefícios para quem frequenta a igreja, como melhorar a capacidade de compreender o que está sendo falado. Já o isolamento acústico compreende a redução dos impactos de ruídos externos nos cultos religiosos, evitando a perturbação da vizinhança.
Somando-se a esses fatores, temos a questão da saúde auditiva. O som alto nos templos religiosos colabora para várias situações problemáticas, podendo perdurar a curto ou longo prazo e, em alguns casos, podendo ser irreversível. Por isso, é tão primordial que os templos religiosos tenham um projeto arquitetônico acústico bem pensado e de acordo com as normas adequadas.
Algumas igrejas ao redor do mundo, no entanto, não apenas possuem os requisitos acústicos necessários, como também aproveitam esses elementos para aprimorar a arquitetura da edificação e enriquecer a experiência espiritual de quem visita esses ambientes.
Veja a seguir três exemplos de templos religiosos ao redor do mundo que se destacam quando o assunto é acústica de igrejas.
Igreja Sagrada Família – Barcelona, Espanha
Situada na região central de Barcelona, essa é uma das mais belas igrejas de arquitetura contemporânea do mundo. Projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, o templo religioso começou a ser construído em 1882 e conta com um projeto acústico bastante interessante.
O som do ambiente é agradável e passa uma sensação de conforto para quem frequenta o templo religioso. Isso ocorre devido a algumas características marcantes da Igreja Sagrada Família.
Um dos primeiros pontos notados ao entrar no local são as pilastras inclinadas, com uma ondulação que coloca o som de forma altamente difusora – o som bate na superfície e se espalha por todo o ambiente. Com isso, podemos encontrar um tempo religioso com acústica incrível, baixo ruído e tempo de reverberação relativamente baixo.
Além disso, o nível de pressão sonora é homogêneo, sem apresentar diferenças muito pronunciadas de intensidade de som entre as regiões do templo. Esse ponto é fundamental para obter qualidade na questão da cauda de reverberação, fazendo com que o som decaia de forma mais harmoniosa e sem artefatos sonoros audíveis.
Confira mais: Acústica na igreja Sagrada Familia em Barcelona
Basílica da Santíssima Trindade – Fátima, Portugal
Inaugurada em 2007, a igreja foi pioneira em Portugal por conta dos mais variados aspectos: maior igreja do país em número de lugares sentados e por envolver um grande estudo acústico na fase de anteprojeto.
O projeto conta com várias características que colaboram para que se tenha eficiência na absorção acústica: bancos em madeira almofadados, portas em aglomerado de madeira perfurado e paredes laterais revestidas com placas fonoabsorventes.
Além disso, a parede que fica próxima ao coro conta com a presença de difusores acústicos para evitar o eco; e a implantação e geometria do forro ajudam a propiciar reflexão do som direto.
Todos esses fatores auxiliam em critérios de avaliação acústica importantes, como tempo de reverberação, que teve valores médios inferiores ao exigido, e parâmetro RASTI, com números acima dos demandados no projeto. Diante desses resultados, é possível verificar que ocorreu um bom tratamento acústico no ambiente.
Igreja de pedra – Helsink, Finlândia
Responsável por atrair muitos turistas devido ao seu design diferente – a igreja foi escavada na rocha de granito e a maior parte dela é subterrânea, sendo quase imperceptível da rua. O templo religioso, que fica no meio de uma praça residencial, também é reconhecido por conta da excelente acústica do ambiente.
Um dos pontos que devem ser analisados é que as pedras geram difração sonora, ocasionando uma acústica bem interessante para o local. Além disso, o teto de metal com formato côncavo com curvatura grande também é outro fator responsável pela difusão sonora.
Veja mais este vídeo: Igreja de pedra – Helsink
Curso de Acústica de Salas de Espetáculo e Igrejas
Se você deseja aprender a projetar ambientes de performance cultural e religiosa, conheça o Curso de Acústica para Salas de Espetáculos e Igrejas do Portal Acústica.
Ministrado pelo professor Lineu Passeri, o curso é completo e conta com conteúdos que você pode aplicar no seu trabalho diariamente. Um dos pontos mais interessantes do nosso curso é a possibilidade de desmistificar esses projetos, trazendo maior compreensão sobre o assunto e garantindo igrejas com acústica no Brasil.
Além disso, você não vai precisar de fórmulas complicadas, logaritmos ou outras operações matemáticas complexas – e mais: não é necessário recorrer a softwares de modelagem caros e de difícil operação.
As aulas são divididas em três módulos, com conteúdo único e exclusivo. Tudo isso sem sair de casa, pois o curso é 100% online. Se você ficou interessado ou quer aprender mais sobre acústica para igrejas e salas de espetáculo, faça a sua inscrição para o nosso curso e veja como realizar análises rigorosas sem usar ferramentas complicadas.
Ah, temos uma super promoção do dia 3 ao dia 13 de Setembro, sendo que ao clicar na página de inscrição, você pode ir para o carrinho de compras e colocar o voucher: ANODOSOM e obter um desconto de 40%!
Abraços e nos vemos do outro lado do Portal!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!