Modelo de proposta de projeto acústico – Você sabe fazer?
Todo novo profissional no ramo de acústica deve ter se perguntado em algum momento quanto cobrar por um serviço, ou o que deve ser entregue num laudo ou projeto. De fato, saber precificar um produto é crucial para o crescimento de uma empresa, visto que um produto com preço abaixo do mercado pode atrair clientes, mas em contrapartida pode não se pagar. E o contrário também é verdade, uma vez que um produto supervalorizado pode afastar clientes, empurrando-os direto à concorrência. Nesse artigo iremos abordar alguns tópicos para a elaboração de uma proposta de projeto acústico, o que entregar em cada etapa, e alguns detalhes que podem fazer a diferença.
Estudo preliminar
O primeiro passo na elaboração de uma proposta de projeto acústico é entender as necessidades do cliente. Lembre-se, o profissional é você. Muitas vezes o cliente pode pensar precisar de uma coisa, mas na realidade é outra. Não é raro um cliente solicitar um projeto de condicionamento acústico quando na verdade o seu problema é de isolamento, e vice-versa. Converse com o cliente e levante o máximo de informações possíveis. Se será necessário um laudo técnico, qual a área disponível para aplicação do tratamento acústico, qual o nível de desempenho acústico pretendido, se há possíveis reclamantes, etc.
Definindo o tipo de serviço a ser executado, é possível pensar no passo a passo de execução e em consequência na elaboração de uma proposta. Enquanto para a elaboração de um laudo acústico as etapas são mais simples e bem definidas, em um projeto arquitetônico diversas são as etapas a se levar em conta.
Para a definição do preço de um laudo acústico, deve-se considerar que o custo, em geral, é apenas o deslocamento e o tempo gasto pelo profissional que irá realizar o ensaio. Além disso, também se pode atrelar o custo da instrumentação ao orçamento final. Já em um projeto arquitetônico o gasto de horas é substancialmente maior, além de precisar utilizar algum software (que tem seu custo vinculado ao orçamento), algumas visitas técnicas ao local, diferentes ensaios de desempenho, revisões, reuniões, etc.
Anteprojeto
Em geral, o orçamento pode se basear em três etapas do projeto: estudo preliminar, o anteprojeto acústico e o projeto de execução. O estudo preliminar são todos os estudos e medições realizados antes do inicio do projeto acústico, como por exemplo um levantamento topográfico da região, medições acústicas para definir o mapa de ruído da região e em consequência a classe de ruído nas fachadas do empreendimento, o nível de desempenho pretendido nas fachadas, um estudo sobre os conceitos de arquitetura empregados no empreendimento de modo que o projeto acústico se mantenha dentro do mesmo conceito, reuniões com as outras equipes para apresentar alguns conceitos de acústica e possíveis soluções para ir para o anteprojeto com uma ideia pré-concebida, além de outros aspectos que podem vir a ser relevantes para projetos em particular.
O anteprojeto é onde o projeto em si é concebido. Nele tudo deve ser alinhado com as demais equipes (projeto arquitetônico, projeto de ar condicionado, projeto hidráulico, projeto estrutural, etc.) de modo que não fique pontas soltas. Além disso, é nessa etapa que se define todas as áreas a serem tratadas acusticamente, o tipo de uso de cada área, o nível de desempenho esperado, definição de plantas e cortes a serem elaborados para a execução. Daí então apresentar um documento contemplando o estudo técnico realizado a fim de tratar acusticamente cada área em que se vê necessidade de isolamento acústico ou condicionamento acústico. Neste relatório também pode constar um memorial de cálculos e simulações acústicas realizadas e os documentos que devem ser submetidos à aprovação dos diferentes órgãos de serviços.
Projeto de execução
Após a aprovação do anteprojeto inicia-se a fase de execução. O projeto executivo nada mais é que indicações técnicas de tudo que deverá ser executado em obra. Essas indicações devem ser produzidas através da elaboração de plantas e cortes dos locais que serão tratados acusticamente e detalhes específicos das interferências com as outras especialidades (como instalações elétricas, hidráulicas). Indicando o tipo de solução acústica adotada nas diversas áreas do empreendimento, se for utilizar algum forro acústico detalhar como será feito a instalação, qual é o modelo e marca, se é preciso indicar o peso da peça. Quando for instalar uma manta acústica para a atenuação de ruído de impacto deixar explícito em desenhos técnicos como ela deve ser instalada, desacoplando o contrapiso da laje. Indicar soluções acústicas para o controle de ruído de equipamentos prediais. Soluções acústicas em paredes, portas, janelas, etc.
Precificação do projeto acústico
A precificação do projeto acústico varia, já que em determinadas regiões o custo de logística aumenta, o preço da hora trabalhada muda, a quantidade de profissionais disponíveis com a expertise necessária pode elevar o preço do projeto, dentre tantos outros fatores.
O ponto de partida é saber o custo operacional. Haverá deslocamento? Quanto será gasto nesse deslocamento? Precisarei alugar algum equipamento? Já tenho a instrumentação, coloco um valor atrelado ao projeto para ajudar a pagar essa instrumentação? Utilizarei algum software? Qual o custo desse software? Quantas pessoas são necessárias e quanto tempo cada uma vai dedicar ao projeto? Quanto sairá em impostos? Existe algum outro custo?
Quando todas essas perguntas forem respondidas você terá um valor para o custo operacional, ou seja, resta ainda definir o quanto você quer lucrar com o projeto e isso pode não ser uma tarefa tão simples. Ter uma ideia do mercado na sua região pode fazer a diferença na hora de definir o orçamento final, porém, detalhando cada um dos passos a serem tomados em cada etapa do projeto irá ajudar a estimar um número de horas trabalhadas, informações e documentos técnicos a produzir, cronograma de entregas de documentos, horas destinadas a reuniões e deslocamentos.
Em suma: defina um cronograma de entregas detalhando cada um dos passos a serem tomados em cada etapa do projeto, estimando as horas de trabalho dedicadas por cada profissional. Detalhes nunca são demais, quanto mais descrito e bem definido para cada etapa, mais fácil será elaborar e precificar uma proposta de projeto acústico.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!