Passo a passo para o engenheiro que quer se especializar em acústica
Cursos do Portal Acústica oferecem a chance de tornar-se um expert sem sair de casa
O profissional com conhecimento técnico e prático sobre uma área que interessa a todo tipo de cliente tem larga vantagem competitiva. Como o número de engenheiros especialistas em acústica no país ainda é limitado, os projetos deste tipo de profissional tornam-se mais valorizados. Economia, segurança jurídica e satisfação total são as recompensas para quem o contrata.
Não são poucas as vantagens que um engenheiro angaria ao especializar-se em acústica. Trata-se de uma área fundamental da física que muitas vezes é negligenciada em projetos – o que traz transtornos para clientes de empreendimentos habitacionais, comerciais e corporativos. Ninguém suporta a poluição sonora.
Neste contexto, os cursos do Portal Acústica são direcionados para o profissional que deseja ser um especialista no tema e ainda atualizar-se com o que há de mais novo no mercado em soluções acústicas.
Ótima forma de abrir portas e tornar-se apto a atuar em projetos de diversos setores, a acústica para engenheiros é uma tendência que não pode ser ignorada. Por isso, neste texto você vai saber mais sobre a importância da acústica para a carreira do engenheiro e o caminho para especializar-se na área.
A importância da acústica para a engenharia
Um projeto de construção civil que não recebe o tratamento acústico adequado está fadado a gerar insatisfação em seus usuários. Quando o profissional responsável pelo empreendimento simplesmente não entende do assunto, os problemas decorrentes vão muito além do simplório barulho incômodo – a própria qualidade de vida é afetada.
A poluição sonora é a segunda maior causa de poluição do mundo e resulta em graves males à saúde humana: insônia, estresse, pressão elevada, problemas cardíacos. Ela reduz a produtividade de todo trabalhador e tira a paz de qualquer lar. Mesmo em cidades médias, hoje é um privilégio ter um espaço com conforto sonoro.
E não é só o conforto que explica a importância da acústica para engenheiros. A ausência de um especialista pode trazer complicações jurídicas para o projeto, uma vez que normas como a NBR 15.575 e a NBR 10.151 ditam os padrões mínimos de tratamento acústico que os espaços devem receber. Do contrário, o empreendimento fica sujeito a multas, processos e até ao não recebimento do alvará de funcionamento.
Por fim, quando o projeto não atende às normas estabelecidas e apresenta acústica deficiente, vem aquilo que todo empreendedor teme: retrabalho e aumento dos custos. Com a obra precisando ser refeita, aumentam os prazos de execução e de entrega –novos gastos e complicações que seriam evitados com a contratação de um expert.
Como um engenheiro pode se especializar em acústica?
Investir na especialização em acústica amplia o escopo de segmentos em que o engenheiro pode atuar e lhe garante um grande diferencial competitivo no mercado. O empreendimento que conta com um perito em acústica no projeto pode, afinal, utilizar isso como ferramenta de marketing para atrair clientes – e mais importante, satisfazê-los.
Para que o profissional seja capaz de criar boas soluções acústicas, é primordial completar cursos de acústica para engenheiros que vão além do conhecimento técnico e que mostram, na prática, como atua um especialista no tema. Isso inclui conhecer e aplicar:
● O melhor material para isolamento acústico;
● Como fazer isolamento acústico;
● Como atenuar ruído;
● Como reduzir reverberação;
E muito mais. Com tantas áreas possíveis de atuações na própria acústica (acústica musical, ambiental, de salas, controle de ruídos, etc.), o Portal Acústica criou cursos voltados para engenheiros que atendem a qualquer objetivo profissional. Moldados no sistema EAD, os cursos são práticos, acessíveis e oferecem materiais exclusivos desenvolvidos por especialistas – além de dar total suporte na hora de tirar dúvidas.
Saiba mais detalhes sobre eles:
EBPA
Curso mais completo do Portal Acústica, o Experts Program of Building Acoustics está em sua quarta turma (EBPA 4.0) e é voltado para profissionais maduros que desejam ingressar de forma sólida no ramo da acústica – mesmo quem não tem conhecimento prévio sai falando a língua dos especialistas.
Após seis meses de curso, o engenheiro com certificado EBPA adquire habilidade para atuar em projetos acústicos dos setores gastronômico, religioso, industrial, de ensino, bares e casas noturnas e muitos outros.
NBR 10.151
Muitos profissionais ainda não estão por dentro de todas as alterações que foram publicadas na Norma NBR 10.151 em 2019 e que são consideradas um divisor entre profissionais e amadores no ramo da acústica.
Os métodos de medição, avaliação e o laudo dos níveis de pressão sonora devem seguir procedimentos normatizados, métodos consagrados e equipamentos específicos – e este curso intensivo com oito horas de duração é a oportunidade perfeita para se atualizar e não ficar para trás.
Fundamentos do isolamento acústicos em edificações
Este minicurso com duas horas de duração é a introdução ideal para o isolamento acústico em edificações: onde ele é necessário, quem trabalha com o tema e quais conceitos técnicos podem ser aplicados. O curso também ensina como calcular o isolamento acústico de uma sala e quais são os principais ensaios para avaliar o isolamento e o desempenho de sistemas construtivos.
Curso Acústica de salas de espetáculo e igrejas
Ministrado por Lineu Passeri, doutor em acústica e maior referência brasileira no tema, este curso dividido em três módulos ensina os segredos da criação de ambientes para performance cultural e religiosa – incluindo o formato da sala, o sistema construtivo e os melhores materiais de acabamento. Aprenda a projetar a partir do zero teatros e auditórios de qualquer tamanho, para qualquer finalidade, sem precisar de fórmulas complicadas e operações complexas.
Tempo de Reverberação
Com aproximadamente quatro horas de duração, este curso ensina a calcular o tempo de reverberação dos ambientes, quais as principais normas aplicáveis e o básico sobre absorção sonora. Além de desmistificar alguns conceitos e normas, o curso atualiza o profissional quanto a técnicas e equipamentos e ainda apresenta casos práticos como forma de estudar e entender como o conhecimento sobre reverberação é aplicado.
Conclusão: Cursos de acústica podem fazer a diferença para profissionais da área de engenharia
Especializar-se em um curso de acústica para engenheiros dá ao profissional a chance de oferecer a seus clientes mais qualidade e conforto – além de apresentar diferentes e originais possibilidades em seus projetos. Cada vez mais valorizado, o conforto sonoro em edificações só pode ser atingido pelo devido tratamento acústico.
Assim, as soluções que o engenheiro especialista em acústica apresenta não são caseiras ou experimentais: ele presta um serviço de qualidade utilizando técnicas e produtos específicos e baseado em modelos confiáveis de medição e cálculo. São soluções certeiras para cada local e situação, que economizam tempo e dinheiro.
A depender do curso escolhido, o aluno aprenderá a teoria técnica, como funciona na prática, quais são os melhores materiais e acabamentos para cada caso, como se dá o sistema construtivo e como criar diferentes soluções acústicas. Tudo sem sair de casa e com total suporte para sanar todas as suas dúvidas com especialistas no tema.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!