Top nichos da acústica: onde estão as melhores oportunidades em 2025
O mercado de acústica está bombando e para 2025 promete crescer ainda mais, impulsionada pela crescente preocupação com o conforto sonoro, normas regulatórias mais rígidas e a necessidade de controle do ruído em diversos setores.
Nesse artigo confira os principais nichos de trabalho e onde estão as melhores oportunidades, seja para um consultor experiente ou para quem está começando nesse meio.
Laudos de ruído ambiental
O principal nicho de acústica praticado no Brasil e também a porta de entrada mais fácil para esse meio são os laudos de ruído ambiental, que podem ser emitidos por engenheiros acústicos, ambientais ou áreas correlacionadas. Tratam-se de medições de ruído, valendo-se da norma técnica ABNT NBR 10151:2019 que avalia e regula os níveis sonoros em diferentes zonas urbanas e rurais.
As medições de nível de pressão sonora em áreas habitadas são essenciais para comprovar a conformidade com a legislação, que define os valores permitidos de ruído de acordo com o zoneamento em que o local está inserido.
O controle do ruído ambiental é uma exigência cada vez maior das prefeituras, devido ao impacto que o ruído tem no bem-estar da população, e com uma população cada vez mais exigente e que sabe dos seus direitos, cabe ao engenheiro acústico estar preparado para realizar esse serviço. Para isso é necessário que você possua um sonômetro classe 2 ou superior, com a calibração em dia, e que atenda às IEC 61672 e 61260 em todas as suas partes. Também é necessário um calibrador de nível sonoro da mesma classe ou superior a do sonômetro utilizado.
Projeto acústico de edificações
A norma de desempenho NBR 15575 estabelece critérios mínimos de conforto acústico para edificações residenciais no que diz respeito ao ruído aéreo de paredes, piso, fachada e também para o ruído de impacto, trazendo diretrizes de projeto e valores almejados para o índice de isolamento acústico necessário para cada partição.
Esse nicho tem crescido rapidamente no setor da construção civil, já que o atendimento à norma é um diferencial competitivo, além de ser uma exigência legal. Condomínios residenciais de alto padrão tem por característica almejar os critérios superiores da norma, de modo que um projeto acústico é necessário para garantir que tais níveis sejam alcançados.
Laudos de Desempenho Acústico de Edificações
Do mesmo modo que há demanda para o projeto acústico, há uma demanda crescente por ensaios e laudos de desempenho acústico de edificações, que verificam se a construção realmente atende aos requisitos da NBR 15575. Esse trabalho envolve medições in loco e análises técnicas detalhadas, sendo requisitado por construtoras, incorporadoras e certificadoras de qualidade.
Para estes ensaios, além do medidor de nível de pressão sonora classe 1, são exigidos uma máquina de impacto e uma fonte sonora omnidirecional. Também são exigidos conhecimentos técnicos para a realização dos ensaios, que estão descritos nas normas ABNT NBR ISO 16283 em todas as suas partes, na norma ABNT NBR ISO 10052 e na norma ABNT NBR ISO 3382-2.
Controle de ruído de equipamentos prediais
Ruídos gerados por elevadores, sistemas hidráulicos, aparelhos de ar-condicionado e geradores são reclamações frequentes em edifícios residenciais e comerciais. O diagnóstico e controle desse tipo de ruído são fundamentais para garantir conforto aos usuários e evitar problemas jurídicos, e também é feito com base na norma ABNT NBR 15575.
Esse tipo de ensaio é cada vez mais presente nas empresas de engenharia acústica, e dada a maior simplicidade da medição pode ser feito com apenas um equipamento medidor de nível de pressão sonora classe 1 ou superior.
Controle de ruído industrial
O ruído gerado em indústrias pode afetar não só a comunidade ao redor como também o trabalhador. Controlar o ruído industrial é um dos trabalhos do engenheiro acústico. Para isso, são necessárias medições de nível de pressão sonora para identificar as frequências e maquinários problemáticos e projetar os dispositivos de controle de ruído. Também pode ser feita uma análise dos processos produtivos da indústria, buscando maneiras de diminuir o ruído interno através da melhora da logística do local.
Além do medidor de nível de pressão sonora, em alguns casos é necessário dosímetro e também medidores de vibração!
Projeto acústico de salas
Projetar a acústica de uma sala é talvez o nicho pelo qual o engenheiro acústico é mais conhecido. Espaços como estúdios de gravação, cinemas, auditórios e teatros são considerados salas especiais, em que a boa acústica é primordial para o uso do ambiente. Porém a boa acústica também se faz necessária em restaurantes, igrejas, escritórios, salas de aula e qualquer outro ambiente em que a comunicação verbal existe. Além disso, em muitos desses ambientes também há a reprodução musical, o que faz com que o projeto se torne mais complexo.
O projeto acústico de salas envolve tanto o isolamento acústico quanto o condicionamento acústico interno, para garantir inteligibilidade da fala e qualidade sonora adequada ao uso pretendido.
Projeto de isolamento acústico de salas
O isolamento acústico é necessário para evitar a transmissão sonora indesejada entre ambientes. Nesse tipo de projeto, a acústica interna nem sempre é necessária, mas sim impedir que o ruído externo adentre o ambiente ou então que o ruído interno saia da sala e se torne um incômodo para terceiros.
Salas de geradores, boates, casas de shows ou outros ambientes em que o ruído interno é alto possivelmente necessitará de um projeto de isolamento acústico específico. Além disso, muitas pessoas com trabalho home office solicitam projetos de isolamento acústico visando transformar um dormitório em um escritório, visto que nem sempre as edificações possuem isolamento acústico suficiente para um trabalhador ter tranquilidade e foco para realizar suas atividades.
Construção de mapas de ruído
Os mapas de ruído são ferramentas importantes para o planejamento urbano e ambiental, auxiliando na identificação de áreas críticas e no desenvolvimento de estratégias de mitigação do ruído.
Também é solicitado por construtoras para estimar a classe de ruído das fachadas dos novos edifícios. Essa abordagem auxilia a definir o índice de isolamento acústico necessário para as esquadrias, visando atingir os níveis de desempenho de edificações dispostos na ABNT NBR 15575.
Desenvolvimento de equipamentos, ferramentas e tecnologias
Desenvolver equipamentos de medição ou softwares de cálculo e análise também faz parte do trabalho do engenheiro acústico. Para isso são necessários anos de estudo e prática. Noções de programação em Python, Matlab e Excel são fundamentais para quem quer se aventurar no desenvolvimento de novas tecnologias.
O mercado de engenharia acústica no Brasil oferece diversas oportunidades para profissionais que desejam atuar na área. Com a crescente exigência por qualidade sonora e o avanço das normativas técnicas, a demanda por serviços especializados tende a aumentar. Investir em capacitação e atualização nas normas e metodologias aplicadas a cada nicho pode ser um diferencial competitivo para quem deseja se destacar nesse setor.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!