Você conhece o Manual ProAcústica e CETESB sobre a Norma ABNT NBR 10151?
No dia 15 de agosto foi lançada a versão revisada do manual da ProAcústica e CETESB sobre a norma ABNT NBR 10151. A ProAcústica é umas das principais associações de acústica do Brasil, focada em melhorar o mercado de acústica do país a partir da difusão de conhecimento sobre acústica e sobre a importância qualidade acústica para o bem estar de todos, enquanto a CETESB (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) é a agência governamental do estado de São Paulo que é responsável por regular atividades geradoras de poluição, dentre elas, o ruído.
Clique aqui para baixar o manual agora mesmo
Então, o que é o manual?
O manual é um material rico de informações para todos que buscam se aperfeiçoar em acústica, sendo eles iniciantes ou experientes no ramo. Ele foi desenvolvido justamente para auxiliar os técnicos, engenheiros, peritos e funcionários de órgãos públicos que trabalham no controle da poluição sonora, seja a partir da elaboração de laudos e projetos acústicos, seja na fiscalização de ruído.
A norma ABNT NBR 10151:2019 é a principal norteadora para a aferição de níveis de ruído ambiental, porém não é raro encontrar profissionais que realizam algum serviço técnico relacionado a ela que não fazem ideia do procedimento correto. Muitos não têm ideia de que o equipamento deve atender à norma IEC 61672, não sabem diferenciar som total de som específico e nem mesmo identificar um tonal ou impulsivo na medição. Para esses, o novo manual da ProAcústica é fundamental.
Leia mais: ProAcústica, o que é e o que faz essa associação?
Qual o diferencial da nova versão?
O novo manual destrincha a norma NBR 10151:2019, trazendo fluxogramas ilustrativos que ajudam desde o procedimento de medição, auxiliando a definir o método correto, até a avaliação dos resultados. Desse modo o manual não se trata de apenas uma revisão da norma técnica para facilitar o seu entendimento, mas é um grande material de estudo para todos da área de acústica, visto que ele explica todos os conceitos existentes na norma com o uso de exemplos, gráficos e tabelas.
Um dos pontos de destaque do manual é o detalhamento dado à avaliação através do método detalhado, ou seja, a partir da verificação de sons impulsivos e tonais. A apresentação é dada na seção 6.5 e mostra exemplos, fluxogramas, gráficos e dicas para que ninguém mais erre na avaliação desses parâmetros, além de exemplos de avaliações e cálculos para diferentes cenários. A avaliação de tonalidade e impulsividade são dois dos principais fatores de erro e contestação de laudos acústicos, visto que até profissionais experientes se veem perdidos na avaliação de algum desses parâmetros.
O manual também dá dicas sobre o planejamento da medição, ajudando a definir os melhores locais onde posicionar o sonômetro para as medições de som total e residual. Quem trabalha diariamente na execução de laudos acústicos sabe que por vezes é impossível desligar a fonte sonora de interesse, dificultando a medição do som residual. Desse modo, ele mostra em mapas onde e por que deve-se evitar medir o som residual para não descaracterizar a medição, além de dar dicas essenciais para preparar a medição, o que é ideal para novatos no ramo.
Outra seção essencial do novo manual da ProAcústica é a que trata de medições e avaliações em ambientes internos. Garanto que muitos dos que estão lendo esse artigo sequer faziam ideia que a norma NBR 10151:2019 também trata de medições internas. No capítulo 7 é onde você vai encontrar tudo que é necessário para que consiga realizar esse tipo de medição sem problemas, com várias instruções que auxiliarão na definição do tipo de ruído, se a avaliação será feita com a janela aberta ou fechada, em qual cômodo se deve realizar a medição, quantos pontos são necessários, quais as distâncias das paredes, quais descritores são necessários e quando usá-los. Bem legal, né?
Leia mais: Como devo usar a norma ABNT NBR 10.151?
Por fim, ele também ajuda na elaboração do relatório de medição, instruindo sobre as informações obrigatórias que devem constar, os objetivos, características e métodos da medição. Também, não deixe de conferir os anexos, lá estão explicados com minúcia o procedimento de obtenção da curva NC e como avaliar o NPS a partir dela, além de dar dicas para a avaliação de eventos sonoros de curta duração e sobre a calibração do sonômetro.
Com essas informações disponíveis a todos, vem a esperança de melhora na elaboração de laudos no país, com menos documentos sendo impugnados por mau uso da norma ou estabelecimentos sendo fechados porque o fiscal e/ou profissional contratado não soube realizar o procedimento de forma adequada.
E você, o que achou do manual da ProAcústica e CETESB sobre a norma ABNT NBR 10151:2019? Conte para a gente nos comentários.
Leia mais: Curso NBR 10.151: por que você precisa fazer o intensivo do Portal Acústica?
A norma NBR 10.151, como já citado, estabelece os procedimentos para medição e avaliação acústica nos ambientes e é um marco divisor entre amadores e profissionais do ramo. Para isso, é fundamental que engenheiros, arquitetos e outros profissionais conheçam e saibam utilizar a norma, para que dessa forma possam prestar o melhor serviço. E esse é um conhecimento que o Curso NBR 10.151 gravado do Portal Acústica tem a oferecer. Não perca a oportunidade e comece agora mesmo a sua especialização fazendo o curso!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!