Invisto mais em acústica ou em equipamentos de áudio para meu estúdio?
Tanto equipamentos quanto projeto acústico precisam ser de qualidade no estúdio, seja ele grande ou home studio
Uma espécie de “sonho distante” para aspirantes a músico em outros tempos, hoje os estúdios musicais em casa já não são tão inalcançáveis. Graças à tecnologia, equipamentos e instrumentos espaçosos demais para serem acomodados em casa reduziram de tamanho ou foram virtualizados – abrindo as portas para a criação dos home studios.
Personalizáveis de acordo com as necessidades do proprietário, os home studios podem partir desde uma estrutura mais simples até a mais requintada – tudo depende do planejamento e do investimento que é feito. Nem sempre é preciso, aliás, gastar uma quantia exorbitante: com um bom projeto em mãos e precisão na escolha dos equipamentos, é possível ter em casa um estúdio de qualidade semi profissional. A não ser que você já seja famoso e bem financeiramente que justifique criar um estúdio profissional em casa, assim com a Ivete Sangalo, o Dave Grohl e outros…
Uma possibilidade que é em grande parte proporcionada pelos computadores atuais, sistemas DAW e controladores MIDI. O computador é de longe o equipamento mais importante do home studio. Sem ele e sem uma interface de áudio não seria possível fazer nada com o mínimo de qualidade digital.
Além de um processador rápido e farta memória, o computador precisa de outros acessórios como: fones de ouvido, software de áudio para gravação e mixagem, além da interface de áudio que pode estar atrelada a uma mesa de som ou não.
Só que tais equipamentos não bastam para que o estúdio particular seja de qualidade: a acústica do espaço é outro fator essencial para se obter um som limpo e confortável quando se deseja gravar instrumentos acústicos, ou ainda vozes. Sem mencionar os problemas de barulho gerado pela música que podem atrapalhar os vizinhos, devido às falta de isolamento sonoro adequado. Isso te levará à pergunta:
“Entre tratamento acústico e equipamentos de áudio, no que devo investir mais na hora de montar meu tão amado estúdio?”
Equipamentos necessários para montar um home studio
Ainda que todos os equipamentos a seguir tenham sua devida importância no home studio, não é estritamente necessário comprá-los todos de uma só vez. A depender dos objetivos que se tem para o estúdio – trabalhar com música eletrônica, com banda completa ou gravar instrumentos separadamente, por exemplo – pode ser viável adquirir primeiro os equipamentos mais básicos e completar o estúdio com o tempo.
– Computador → Equipamento mais importante do home studio, sem ele fica impossível gravar, editar e mixar a música. O mais recomendado é o Mac da Apple se você pretende ter estabilidade: são compatíveis com a maioria dos softwares de áudio, têm bom processamento de dados e falham menos que o PC, apesar de terem diversas restrições de segurança que as vezes são chatas de se lidar.
– Interface de áudio → Este é o equipamento que, conectado simultaneamente aos microfones ou instrumentos do estúdio e ao computador, permite gravar o som da música digitalmente. O preço varia de acordo com a quantidade de canais de gravação que ele oferece: se a intenção é gravar vários instrumentos ao mesmo tempo, é preciso ter mais canais. Mas em geral em home studio você no máximo vai precisar de 2 ou 4 canais simultâneos.
– Monitores de áudio → Equipamentos que pedem por um investimento um pouco mais alto, são caixas de som específicas que reproduzem todos os sons de forma balanceada e te permite ouvir com clareza tudo o que foi gravado. Para que funcionem bem, no entanto, eles precisam que o estúdio tenha um bom tratamento acústico.
– Fones de ouvido → Mais baratos do que os monitores de áudio, são uma boa opção para não ter que fazer um alto investimento inicial ou para quem não dispõe de espaço ou de uma boa acústica. Com fones de alta qualidade e que reproduzem os sons fielmente à disposição no mercado, é possível até mesmo fazer a mixagem com eles sem ter muitas surpresas como o resultado final.
– Microfone → Este equipamento é necessário para gravar voz e outros instrumentos captados de forma acústica no estúdio. São divididos em geral em microfones dinâmicos (menos sensíveis, ideais para guitarra) e microfones condensadores (mais sensíveis, para voz e violão), mas existem diversos outros tipos que você poderá aprender no nosso curso.
– Controlador MIDI → Espécie de teclado que dá um comando para o computador executar o sample de instrumentos e sons virtualmente gravados, os quais ainda oferecem a opção de se manipular timbre, tom e volume deste fragmento sonoro. O próprio teclado do computador costuma oferecer esta opção – mas de forma limitada e longe do ideal em comparação ao Controlador MIDI propriamente dito, o qual tem sensibilidade ao toque fraco e forte, e com isso permite trabalhar a dinâmica.
– Softwares → Os softwares de áudio são chamados DAW (Digital Audio Workstation) e possibilitam que o computador consiga gravar e editar a música de diversas maneiras. Ainda que existam opções gratuitas à disposição na internet, os melhores DAW do mercado precisam de uma licença paga para serem usados. E eles apresentam muitos plugins, que são complementos essenciais para se ganhar qualidade, como por exemplo equalizadores e compressores.
Acústica para home studio
Agora é hora de falar de acústica para o home studio. Quem define sua importância para o projeto é o PhD em Acústica Arquitetônica Lineu Passeri: “Se a sala for mal projetada acusticamente, não há equipamento que vá funcionar muito bem”. Segundo o especialista, questões de acústica no estúdio precisam ser solucionadas já na origem do projeto – sob pena de prejudicar a sonorização do ambiente caso contrário.
– Tratamento acústico → É o tratamento acústico que garante que o som será ouvido e gravado de forma fiel, clara e sem interferências dentro do estúdio. Sem o tratamento adequado, uma série de fenômenos sonoros indesejados podem ocorrer – eco, reverberação inadequada, ondas estacionárias – e todo o processo de mixagem fica comprometido. Painéis acústicos, difusores e espumas de tratamento são muito usados para tal, mas sua quantidade e tipo é mais complicado de definir se você não é especialista no tema.
– Isolamento acústico → O isolamento acústico é o outro lado da moeda: ele protege o estúdio contra ruídos externos e impede que o som gerado lá dentro vaze e incomode os vizinhos. Há diferentes maneiras de se promover o isolamento: em apartamentos, segundo Passeri, a melhor solução é “separar” o estúdio da estrutura do edifício com um sistema box in a box. Apesar se eficiente, esse sistema tem um custo considerável e muito espaço do ambiente se perde na nova parede que fica mais grossa.
Afinal, devo investir mais em acústica ou equipamentos de áudio?
Esta é uma resposta que varia segundo vários fatores: tamanho e formato do espaço disponível para o home studio, grau de investimento, intenção de uso para o espaço de gravação e para o de mixagem, entre outros. Como diz o Engenheiro de Áudio Manny Monteiro, “Você precisa saber até onde quer chegar, o resultado que espera para o estúdio e quanto pode gastar”. Na verdade, equipamentos e acústica precisam andar lado a lado para funcionarem bem.
Segundo Lineu Passeri, alguns pré-requisitos de espaço são obrigatórios para que a acústica não seja prejudicada: “Uma boa sala técnica, que às vezes vale mais a pena do que investir em uma grande sala de gravação, precisa ter no mínimo 80m² de volume. Se o estúdio for construído em um apartamento, é preciso ao menos 2,5 metros de altura entre o piso e o teto”.
Monteiro também faz a ressalva de que não é necessariamente obrigatório possuir grandes (ou todos) equipamentos para o estúdio ser de qualidade: “Há equipamentos compactos muito poderosos há disposição e muito mais fáceis de encontrar do que há alguns anos atrás”.
→ Assista à gravação da lives: Papo Sonoro com Lineu Passeri e Papo Sonoro com Manny Monteiro
→ Inscreva-se e acompanhe também a nossa série de lives da Semana Estúdio dos Sonhos
A minha dica pessoal é que você pense prioritariamente em duas coisas: de quem é a propriedade do imóvel e em que tipo de som você quer gravar.
Se o apartamento ou casa é alugado e você tem uma perspectiva futura de mudança, o isolamento acústico pode sair caro e quem sabe o seu investimento não retornará em tempo, e neste caso equipamentos de áudio podem ser um primeiro investimento, às custas de uma limitação para gravar. Mas se o imóvel é seu e você pretende ficar e fazer daquele lugar um ambiente agradável para seu home office, então faça intervenções acústicas para ter qualidade desde o início, antes de ter equipamentos caros.
Agora quanto ao tipo de som que você deseja gravar: caso seja MIDI, ou você é DJ, e não grava vozes ou instrumentos acústicos, invista pesado no investimento de equipamentos – eles é que vão trazer o melhor rendimento.
Caso você utilize instrumentos acústicos, aí sim recomendo optar por construir uma boa sala de captação e começar com uma boa acústica antes de mais nada e quem sabe até fazer uma parceria com alguém que tenha os equipamentos para virar seu sócio, afinal gravar junto é sempre melhor do que sozinho.
Aprenda como montar seu estúdio dos sonhos
Se a ideia é ter um home studio de qualidade, esta opção é perfeita para você. Desenvolvido e ministrado por três das maiores referências em acústica do Brasil, “Como projetar, construir e equipar o estúdio dos seus sonhos” é um curso completo, exclusivo e definitivo para criação de estúdios em termos de arquitetura, acústica e equipamentos – sem esquecer a sala de Masterização, Mixagem e Edição.
As aulas 100% online com total de 36 horas foram divididas em três módulos e são ministradas pelos professores Pablo Serrano (PhD em Acústica e Engenheiro Mecânico), Lineu Passeri (PhD em Acústica Arquitetônica e baixista) e Manny Monteiro (Engenheiro de Áudio e premiado baterista). As aulas podem ser assistidas ao vivo ou 48h após a gravação.
Ideal para engenheiros, técnicos de áudio, arquitetos e músicos, o curso ensina os fundamentos da gravação musical, as diretrizes arquitetônicas, a escolha do projeto de acústica e equipamentos de áudio segundo o objetivo de uso para o estúdio e tudo o que é preciso para não errar na construção do seu home studio.
Trackbacks & Pingbacks
[…] E mesmo assim o resultado do áudio fica péssimo. Em matéria de conteúdo audiovisual, ter bons equipamentos é certamente indispensável – mas ainda não o suficiente. Se o objetivo do podcast é transmitir um conteúdo de qualidade e com caráter profissional, é […]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!