Estúdio ou cabine acústica para podcast: o que é necessário?
Contar com o apoio de um especialista em acústica traz economia e qualidade para o espaço de gravação
Imagine um podcaster que possui diversos equipamentos de qualidade para produzir seu conteúdo de áudio: computador e microfone novos, monitores e até uma estação de trabalho com bom espaço em sua própria casa. Com eles, o podcaster grava seu conteúdo com entusiasmo, boa dicção e sem gaguejar. E mesmo assim o resultado do áudio fica péssimo.
Em matéria de conteúdo audiovisual, ter bons equipamentos é certamente indispensável – mas ainda não o suficiente. Se o objetivo do podcast é transmitir um conteúdo de qualidade e com caráter profissional, é mais do que obrigatório contar também com um ambiente adequado para tal. Um ambiente que ofereça toda a acústica necessária para criar áudio agradável de se ouvir.
Uma cabine acústica ou um home studio são duas das melhores soluções acústicas para gravação de podcasts. Se bem projetadas e montadas corretamente, elas oferecem o indispensável: isolamento e tratamento acústico.
Graças aos avanços tecnológicos que reduziram de tamanho ou virtualizaram diversos equipamentos importantes, hoje é plenamente acessível manter em casa uma estrutura com boa acústica para realizar gravações de áudio profissionais.
A escolha pela cabine acústica ou pelo home studio depende muito do objetivo do produtor de conteúdo, do investimento que se está disposto a fazer e do planejamento para chegar lá. Seja qual for a opção escolhida, ambas oferecem soluções muito eficientes para a gravação de podcasts de qualidade.
Afinal, como diz o professor e PhD em Acústica Arquitetônica Lineu Passeri, “se a sala for mal projetada acusticamente, não há equipamento que vá funcionar muito bem”.
Como funciona um estúdio para gravação de podcast?
O home studio é uma ótima possibilidade para realizar a gravação de podcast. Construir um estúdio particular em casa é um investimento econômico a longo prazo e que oferece uma série de vantagens: qualidade de conteúdo, liberdade para trabalhar quando quiser, conforto para o podcaster e seus colaboradores e proteção acústica.
Para funcionar bem o home studio precisa, é claro, de equipamentos de qualidade e de um bom projeto acústico. Com o apoio de um especialista em acústica, fica mais fácil e econômico selecionar tanto os equipamentos de gravação e tratamento de áudio quanto os materiais necessários para a estrutura do estúdio.
Confira alguns dos equipamentos indispensáveis para um home studio:
– Computador O equipamento mais importante do home studio: sem ele fica impossível de gravar e editar o som;
– Softwares Os softwares de áudio são chamados DAW (Digital Audio Workstation) e permitem gravar e editar o som no computador;
– Interface de áudio Equipamento que, conectado simultaneamente ao microfone e ao computador, permite gravar o som digitalmente;
– Monitores de áudio São caixas de som específicas que reproduzem todos os sons de forma balanceada e permitem ouvir com clareza tudo o que foi gravado;
– Fones de ouvido São mais baratos do que os monitores de áudio e uma boa opção para não ter que fazer um alto investimento;
– Microfone Equipamento indispensável para gravar a voz do podcaster com qualidade.
Garantir que o home studio ofereça uma boa acústica para gravar o podcast é outra etapa que merece toda a atenção. Ainda que haja uma limitação de espaço em comparação a um estúdio profissional, existem técnicas e equipamentos que um especialista em acústica pode usar para conferir o isolamento e o tratamento acústico adequados ao home studio.
Enquanto o isolamento protege o home studio de ruídos externos e impede que o som produzido lá dentro escape, o tratamento acústico assegura um som claro, limpo e confortável e elimina fenômenos como eco, Flutter Echo, reverberação e ondas estacionárias. Um bom projeto acústico cria soluções até mesmo dentro de apartamentos – como no sistema “box in a box”, que isola o home studio do restante da estrutura do edifício.
Quando todos os fenômenos acústicos são levados em conta no projeto, utiliza-se equipamentos de qualidade e materiais como difusores e refletores que garantem que o som saia vivo e equilibrado, o home studio pode ser considerado equalizado. Um ambiente perfeito para a gravação de podcast.
Saiba mais: Invisto mais em acústica ou em equipamentos de áudio para meu estúdio?
Cabine acústica para podcast
A cabine acústica é uma pequena estrutura feita com materiais especiais que é altamente eficaz para promover o isolamento acústico. Trata-se de um ambiente fechado que impede que os sons saiam ou entrem enquanto o profissional grava o conteúdo para seu podcast. A depender do objetivo profissional, a cabine acústica oferece total conforto para trabalhar.
A cabine acústica é tão eficiente para isolar o som que costuma ser utilizada em empresas que precisam proteger os trabalhadores do barulho excessivo. Operários e funcionários de indústrias, supermercados e até estúdios profissionais utilizam a cabine acústica para poder se concentrar, manter a produtividade e não sofrer com os ruídos.
Os benefícios para a gravação de um podcast são ainda maiores. A cabine acústica garante qualidade na gravação e evita que seja preciso fazer muitos ajustes antes da transmissão do conteúdo. O som fica limpo, claro e agradável de se ouvir, o que certamente contribuirá para a adesão e o engajamento do público-alvo.
Para instalar a cabine acústica, o ideal é escolher um lugar da casa que seja mais isolado e protegido – um closet ou um armário espaçoso, por exemplo. É possível adquirir no mercado uma cabine acústica pronta ou mandar fazer uma sob medida.
Elas geralmente são feitas com painéis acústicos metálicos revestidos por materiais que absorvem o som – também é possível adicionar lã de vidro ou de rocha entre as paredes e espuma acústica no revestimento para aprimorar o isolamento. Há outros fatores que precisam ser levados em consideração: necessidade de ventilação e de visualização externa, espaço interno suficiente e materiais anti chamas na composição.
Leia também: O básico antes de fazer um projeto de um estúdio
(Legenda: Cabine de locução individual. Projeto: Pablo Serrano)
(Legenda: Painéis de tratamento acústico Ilha Acústica)
(Resultados de tempo de reverberação de uma cabine de locução. Fonte: Pablo Serrano)
Home studio ou cabine acústica?
Tanto o home studio quanto a cabine acústica são excelentes ambientes para a gravação de um podcast com caráter profissional. A escolha da melhor opção depende basicamente do que o produtor de conteúdo pretende realizar e do investimento de tempo e dinheiro que se está disposto a fazer.
Menor, porém mais econômica, a cabine acústica é uma ótima possibilidade para o podcaster que atua sozinho, com sua própria voz, e portanto não precisa ou não dispõe do investimento que é preciso para um estúdio de gravação. De qualquer maneira, é preciso consultar um especialista em acústica antes de escolher ou construir sua cabine.
Já o home studio é a melhor escolha para o produtor de conteúdo que possui colaboradores, atua também com gravação de música e instrumentos e tem em casa o espaço ideal para a instalação de seu estúdio particular. Também com o auxílio de um especialista em acústica, o podcaster que se torna dono de um home studio ganhará liberdade, produtividade e muitos ouvintes.
Quer saber mais sobre como montar um estúdio e garantir mais qualidade técnica para o seu conteúdo audiovisual? Confira a gravação do webinar Como projetar, construir e equipar o estúdio dos seus sonhos e conheça nosso Curso de Acústica de Estúdios de Gravação.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!