Adequação acústica do Teatro Armando Gonzaga por meio de simulação computacional
Fagerlande, G.; Niemeyer, M. L.; Torres, J. C. B.
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
Programa de Engenharia Elétrica/COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ
Resumo
Raramente os teatros são projetados para uso múltiplo, entretanto aqueles situados em áreas carentes de equipamentos culturais acabam por ser usados para abrigar múltiplos usos, nem todos previstos em projeto. Porém, cada uso demanda características acústicas ideais distintas. O Teatro Armando Gonzaga foi projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy e é o único equipamento cultural no bairro de Marechal Hermes. Desde sua inauguração em 1954 tem sido utilizado para diferentes finalidades, como peças de teatro, dança, música acústica e música amplificada. O objetivo geral deste trabalho consiste em avaliar a qualidade acústica e propor adequações no Teatro Armando Gonzaga, por meio de simulação computacional. Foram realizadas medições acústicas e geométricas no interior do teatro para a elaboração e validação de um modelo de simulação acústica. As medições acústicas realizadas no teatro mostram que as características atuais não atendem, totalmente, ao desempenho acústico requisitado para as apresentações neste equipamento cultural. Após validação do modelo, foram investigadas soluções que adequassem o teatro a dois tipos de uso: da música acústica e da palavra. Como os parâmetros acústicos requisitados para cada finalidade não são os mesmos, propôs-se a utilização de elementos arquitetônicos flexíveis para a sala. Cada cenário foi então simulado e os resultados mostram que estas adequações são possíveis e podem melhorar o condicionamento acústico da edificação, tanto para palavra quanto para música acústica, atendendo aos parâmetros acústicos requeridos, mas respeitando as suas características originais
INTRODUÇÃO
O Rio de Janeiro é uma capital brasileira com significativa concentração de atividades artísticas. Em função disso, possui diversos equipamentos culturais destinados à música, teatro, cinema etc. Muitos destes equipamentos possuem não só relevância cultural, mas também reconhecimento histórico. Um dos representantes da arquitetura carioca e brasileira foi o arquiteto Affonso Eduardo Reidy, com projetos de reconhecida excelência como o Museu de Arte Moderna do Rio, o Parque do Flamengo, o Conjunto Habitacional do Pedregulho e o Conjunto Habitacional Marquês de São Vicente. Enquanto todos os equipamentos culturais encontravam-se no centro e na zona sul da cidade, Reidy, funcionário da prefeitura, projetou um pequeno teatro para uma população com menor oferta de lazer e cultura: o Teatro Armando Gonzaga. O teatro, inaugurado em 1954 no bairro de Marechal Hermes, zona norte do Rio de Janeiro,teve também paisagismo de Burle Marx e painéis das fachadas de Paulo Werneck [1]. O teatro pertencia à Prefeitura do
Rio de Janeiro e, após a fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro, passou a pertencer ao Estado, hoje sob a direção da Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro (FUNARJ) [2]. Pela sua importância histórica, o teatro foi tombado em 1989 pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (INEPAC). Em 2015 os painéis da fachada foram tombados pela Prefeitura do Rio de Janeiro. A Figura 1 apresenta uma a vista externa atual do teatro.
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