É possível fazer isolamento acústico com isopor?
Nesse último ano me deparei com uma grande quantidade de vídeos curtos nas redes sociais sobre dicas de construção e é claro que não poderiam faltar vídeos sobre como melhorar o isolamento acústico. O problema é que muita informação falsa é divulgada, e o isopor como isolante acústico é uma das maiores delas.
O poliestireno expandido, também conhecido como isopor, é um material versátil que desempenha um papel importante em diversas aplicações cotidianas. Com propriedades isolantes térmicas excepcionais, o isopor é bastante utilizado na fabricação de embalagens para proteger produtos sensíveis durante o transporte. Sua leveza e capacidade de manter a temperatura o tornam ideal para recipientes de alimentos e bebidas, coolers e bolsas térmicas, caixas para transportes de medicamentos, além de embalagens de proteção para produtos eletrônicos e eletrodomésticos, garantindo proteção durante o transporte. Devido à sua leveza, também é utilizado em atividades aquáticas, como natação, criando, por exemplo, materiais de flutuação.
Porém, em questões de acústica, o isopor NÃO é um bom isolante. Talvez por ter a sua estrutura celular composta por poros, aliado à sua grande capacidade de isolamento térmico, leva o construtor ou projetista leigo no assunto a associar o material ao isolamento acústico também, quando, na verdade, a melhora no desempenho acústico proporcionado pelo isopor será tão pequena que o gasto no material simplesmente não vale a pena.
Leia também: Mitos e Verdades sobre Isolamento Acústico
Então o que pode ser utilizado para substituir o isopor?
As lãs minerais como lã de rocha, lã de vidro ou lã de PET possuem isolamento acústico muito melhor que o isopor, além de também proporcionar isolamento térmico. Apesar da instalação destes materiais ser um pouco mais difícil quando comparados com o isopor, a eficiência no isolamento é incomparável, sem contar que o isopor é altamente inflamável.
Leia também: Lã de Pet: o que é? Como usar?
Além disso, a reciclagem das lãs minerais é feita de forma muito mais fácil que a reciclagem do isopor. Enquanto as lãs minerais são compostas por fibras derivadas de recursos naturais, como rochas vulcânicas ou sílica, e podem ser fundidas e recicladas para formar novos produtos isolantes sem perder significativamente suas propriedades, o isopor enfrenta desafios distintos. Ele, devido à sua leveza e composição predominantemente composta por ar, apresenta dificuldades logísticas e de processamento em instalações de reciclagem. Embora alguns locais possuam programas de reciclagem específicos para o isopor, muitas instalações não estão equipadas para lidar eficientemente com esse material.
E os outros materiais são realmente eficazes?
Vale ressaltar que as lãs minerais não fazem milagres e a eficiência do sistema de isolamento acústico deve ser calculada levando em conta o projeto específico. Uma parede geminada composta por duas camadas de tijolos separados por lã de rocha pode trazer o isolamento necessário para a residência X, porém a mesma parede pode não ser o suficiente para a residência Y. Assim, contratar um engenheiro acústico ainda em fase de projeto é essencial para conseguir atingir o desempenho acústico almejado e não precisar gastar em uma futura reforma porque o isolamento acústico foi feito com isopor.
Está precisando de orientação de um profissional ou serviços acústicos? Entre em contato conosco clicando aqui. Nossa equipe é experiente e pode te ajudar nisso.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!