Materiais acústicos, o que são?
Como vimos no post publicado aqui no blog Tempo de Reverberação Ideal, o planejamento de tempo de reverberação para o ambiente depende do tamanho e propósito do local. Para controlar o tempo de reverberação e melhorar a qualidade sonora através do tratamento acústico podemos estrategicamente posicionar materiais acústicos de absorção, reflexão e difusão.
Como o som se comporta ao atingir os materiais acústicos?
Quando o som atinge uma superfície, uma parte da energia sonora é absorvida pelo material, a outra é refletido de volta reforçando o som no ambiente gerador de som e o restante da sua energia é transmitida para o outro ambiente. Para o tratamento acústico interno, são consideradas as energias refletidas e absorvidas. É muito importante entender essa distribuição de energia sonora porque a partir do seu entendimento e o posicionamento certo de materiais acústicos, podemos adequar um espaço a sua qualidade sonora.
Os materiais de reflexão têm o objetivo de ampliar o som produzido deixando o ambiente mais vivo. Assim sendo, o tempo de reverberação fica mais longo com o som preenchendo o ambiente. As superfícies normalmente já são reflexivas por sua rigidez e dureza, como paredes de alvenaria ou pisos cerâmicos, fazendo com que grande parte da energia incidente seja refletida. Como já é comum o uso de materiais rígidos e duros na construção civil, para controlar o tempo de reverberação normalmente utilizam-se os materiais acústicos de absorção.
Os materiais de absorção, ao contrário aos de reflexão, têm função de deixar o som do ambiente mais seco, isto é, diminuir o número de reflexões através da absorção de energia sonora. Assim sendo, o tempo de reverberação fica mais curto dependendo da capacidade de absorção do material e da metragem de área aplicada. Como são materiais porosos ou fibrosos, geralmente os materiais acústicos de absorção são flexíveis. Eles contêm em seu interior espaços de ar que quando há passagem do som em seu interior fazem que o som se “perca” lá dentro. Existem diversos desenhos e cores e também formas para materiais como estes, podendo ser encontrados em formato de espuma acústica ou forro de absorção.
Difusão é quando o som ao encontrar uma superfície, o som refletido é redirecionado para um melhor espalhamento sonoro no ambiente. Este fenômeno não altera o tempo de reverberação do ambiente, mas tem função fundamental na qualidade sonora. Os difusores são materiais acústicos reflexivos muito importantes em ambientes em que o som deve ser ouvido o mais uniformemente possível seja em uma palestra, apresentação musical ou mesmo em home theaters. Com diferenças de níveis em sua forma, ele consegue espalhar melhor o som no recinto.
O uso de materiais acústicos é imprescindível para um bom projeto. Cada material tem uma característica para controlar a acústica do ambiente seja absorvendo, refletindo ou difundindo a energia sonora. Dependendo do tipo de ambiente, estes fenômenos bem administrados promovem a qualidade sonora.
Então, gostou do assunto? Que tal baixar o nosso guia exclusivo que te auxilia a colocar em funcionamento um estabelecimento comercial de acordo com as leis relacionadas ao ruído.
Ingrid Knochenhauer de Souza – Eng. Civil especializada em acústica
Pablo Giordani Serrano – MEng. Mecânico especializado em acústica
__________________________
> Este conteúdo lhe foi útil? Comente e colabore com o Portal Acústica. Sua opinião nos ajuda a melhorar.
Caros senhores; os artigos falam muito em absorver o som, porem quero o contrário. Tenho uma casa de campo com várias varandas que se tornaram local preferido de pequenos morcegos. Comprei dois aparelhos que são muito úteis, emitindo um som em frequência que não ouvimos, mas se posiciono o aparelho para um lado, eles ficam de outro. Quero algo que espalhe este som para todos os lados, de modo a não encontrarem brechas. Alguma ideia?
Pense no som como a luz. Em altas frequências, quem sabe usando algum rebatedor consigas direcionar essas ondas para essa região. Espero ter ajudado!
Olá, tenho uma varanda no Apartamento e gostaria de reduzir o impacto do barulho da rua. Não é permitido colocar janela acústica de vidro pelo peso excessivo.
Gostaria de colocar no teto da varanda, onde tem um forro de madeira, um isolante ou espuma acústica para reduzir eco. Você trabalham ou sugerem algum material? Funciona? Obrigado
Oi André, me parece que você está pensando em improvisar uma solução. Procure um especialista na sua região ou faça nossos cursos para entender o que fazer.