O que é tinta acústica?
A tinta acústica é outro daqueles materiais místicos que chegaram ao mercado com a promessa do isolamento acústico com facilidade de instalação. Se está se perguntando se ela será a solução dos seus problemas de acústica, a resposta muito provavelmente é não.
Por que é importante entender o produto?
O grande problema dos produtos acústicos revolucionários, como a tinta acústica, é de usar a palavra isolamento de forma errada. A primeira coisa que devemos entender é a diferença entre isolamento acústico e condicionamento acústico. Enquanto o primeiro se refere ao fato de impedir a transmissão sonora de um ambiente para outro, o segundo é quem cuida da qualidade sonora do recinto, absorvendo ou espalhando reflexões sonoras de modo que o som interno seja confortável aos ouvidos.
Leiam também: Papel de parede acústico funciona?
A ideia da tinta acústica é que, por ela ser feita de um material mais denso que a tinta tradicional, vai conseguir isolar o som com melhor propriedade, visto que irá adicionar mais massa ao sistema. Porém, na prática, esse isolamento é quase inexistente. Digo quase pois, de fato, vai existir uma melhora no isolamento acústico de altas frequências, no entanto baixas e médias frequências não serão afetadas por este produto.
Leia também: É possível fazer isolamento acústico com isopor?
Quando falamos em isolamento acústico pensamos em um local com baixíssimo nível de pressão sonora. Um estúdio de gravações, por exemplo, tem o requisito de 25dB de LAeq no ambiente interno. Um valor desafiador para se obter com soluções tradicionais e muito mais robustas que algumas demãos de tinta.
Como posso resolver meu problema?
Veja bem, isolar baixas frequências não é tarefa simples, e em casos especiais como estúdios audiovisuais e clínicas hospitalares serão necessárias diversas soluções atuando em conjunto para fornecer o resultado esperado. Combinar diferentes tipos de painéis ou blocos, com a devida vedação e cuidado nos acabamentos será muito mais proveitoso e efetivo no bloqueio da transmissão sonora. A tinta acústica por sua vez pode funcionar como uma solução complementar, mas não a única, portanto não meça o isolamento acústico a partir dela, mas a utilize apenas se for necessário melhorar o isolamento das altas frequências.
Além disso, devido às suas propriedades e sua composição química ser diferente, a tinta acústica tem capacidade de absorção sonora maior quando comparado com as tintas tradicionais porém com uma cartela de cores menor, fazendo com que o acabamento e a beleza do ambiente sejam prejudicados.
No final, deve-se pôr tudo na balança, o custo dos materiais, o isolamento acústico efetivo do sistema, o propósito do ambiente e quais frequências deve-se isolar. Se após essa análise a tinta acústica ainda fizer sentido para o seu projeto, vá em frente, mas saiba das suas limitações e sua faixa de operação.
Está precisando de um projeto de isolamento acústico? Clique aqui e fale conosco.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!