O que eu preciso para projetar um estúdio para DJs?
A música eletrônica em geral faz parte de um estilo musical que já vem de décadas, mas que teve um crescimento exponencial nos últimos anos devido à facilidade para começar a produzir beats, criar e compartilhar samples, e, claro, devido principalmente ao crescimento da internet, que trouxe a possibilidade de inúmeros produtores divulgar o seu trabalho para quem quiser ouvir.
Nos dias de hoje, é possível criar beats incríveis somente com o uso de um celular e da sua criatividade. Por conta da facilidade de criação, vem crescendo a quantidade e, com isso, a popularidade, pois com mais pessoas produzindo somado à facilidade de distribuição (muitos produtores e DJs amadores produzem músicas e divulgam gratuitamente em plataformas online como o YouTube, Facebook, Twitter…), o número de ouvintes cresce, popularizando, assim, cada vez mais o gênero. Um bom exemplo desse fenômeno é o rap brasileiro, que até poucos anos era um gênero musical considerado marginalizado e hoje, juntamente com o funk carioca (outro gênero musical também muito marginalizado), são dois dos estilos mais ouvidos no Brasil.
Mesmo que muitos DJs e produtores prefiram criar beats e mixar tracks através de fones de ouvido, talvez essa não seja a melhor opção. Existem muitas nuances no processo de criação e mixagem, mas, em geral, para produzir um conteúdo com alta qualidade é necessário um ambiente profissional aliado, também, a equipamentos profissionais. Produzir em fones de ouvido, muitas vezes com um grande reforço nas baixas frequências, pode estragar totalmente o seu trabalho, pois reproduzir o beat em um aparelho que não tenha o mesmo reforço irá acentuar os defeitos da produção. Desse modo, o aconselhado é sempre ter um ambiente acusticamente controlado, pois, assim, é possível criar um beat que será reproduzido com qualidade nos aparelhos mais caros mas também será reproduzido com qualidade em fones de ouvido populares, em alto-falantes de automóveis, celulares, etc.
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Como manter a acústica controlada em um estúdio?
Um dos pontos mais importantes para manter uma acústica controlada em um estúdio é o isolamento acústico. Garantir que nenhum ruído inconveniente venha a atrapalhar o trabalho criativo do produtor ou do DJ é de suma importância quando se projeta um estúdio. O primeiro passo é analisar o local onde o estúdio será construído, de preferência com algumas medições de nível de pressão sonora nos arredores do local. A partir disso, será possível definir qual será o dimensionamento desse isolamento. A norma NBR 10152 define o valor de referência de RLAeq = 25dB e RLNC = 20, sendo esses valores bons norteadores para a definição de qual sistema adotar no isolamento acústico.
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Assim, o próximo ponto é o condicionamento acústico do local, ou seja, quais características sonoras a sala terá. Basicamente todas as leis e regras que o engenheiro acústico deve seguir na criação de uma sala de controle de um estúdio musical devem ser seguidas para a criação de um estúdio para DJs, com algumas sutilezas que o estilo musical permite.
Sendo assim, a primeira etapa é definir quais serão os monitores de áudio utilizados. Com a resposta em frequência deles, juntamente com a identidade musical que o produtor deseja passar para as suas composições, será possível definir como será o desenho da sala. O ideal é conseguir criar uma região na qual o produtor estará livre de reflexões sonoras e com a resposta em frequência plana, isso porque, desse modo, ele conseguirá adicionar através dos softwares de produção musical as características que ele desejar para as faixas de áudio. Para conseguir chegar nesse estado, é preciso estudar com cuidado a geometria da sala, angulando paredes e ajustando a altura do forro até conseguir que a sala tenha o menor número possível de modos acústicos em baixa frequência, e o que não puder ser tratado dessa forma, utilizar absorvedores de membrana e ressonadores ajustados para dar conta do recado. Posteriormente, é a vez de tratar as reflexões laterais e traseiras com a utilização de materiais de absorção e difusão sonora. Quanto de material será necessário deverá ser pauta do estudo na etapa seguinte, analisando o volume do ambiente e o tempo de reverberação ideal (esse valor pode ser consultado na bibliografia, mas em via de regra, salas com volume menores precisam ter um tempo de reverberação mais baixo).
Na sequência, definir o restante dos componentes eletrônicos, como: interfaces de áudio, quantos canais de gravação que serão necessários, qual microfone comprar, etc, é necessário para o desenvolvimento e criação de um estúdio. Um bom microfone condensador e uma interface de áudio com dois canais pode ser o suficiente para um produtor iniciante, mas para um produtor mais experiente, ou que goste de adicionar instrumentos musicais às suas criações, talvez seja necessário componentes mais poderosos, com mais canais de áudio e, é claro, um local tratado acusticamente para a gravação desses instrumentos.
Como solucionar espaços para gravação de voz e instrumentos musicais?
Criar uma sala de gravação adjacente, acusticamente isolada da sala de controle, é o ideal para a gravação de voz e de instrumentos musicais, porém, para isso, é necessário que o local tenha área suficiente para tal. Em ambientes pequenos, que não é possível criar uma sala isolada, criar zonas diferentes dentro de um mesmo ambiente pode ser a melhor opção. Isso pode ser feito através do uso de revestimentos acústicos móveis, tornando a acústica da sala variável. Esse é o ponto onde a criatividade e expertise do projetista são postas a prova. Combinar diferentes materiais, de forma que consiga criar uma zona morta para o produtor, e, do mesmo modo, criar uma zona onde seja possível gravar voz, violão ou algum outro instrumento musical, sem atrapalhar o músico, pode ser um desafio.
Ficou com interesse em se aprofundar no assunto?
O Portal Acústica possui dois cursos gravados sobre essa temática, que são: Introdução à Acústica de Estúdios, onde o Pablo Serrano, CEO do Portal, irá te introduzir no mundo da acústica, explicando conceitos básicos e necessários para todos que desejam começar a projetar estúdios; e Como projetar, construir e equipar o estúdio dos seus sonhos, que é indispensável para quem quer se aprofundar ainda mais no ramo. Esse segundo é um curso altamente completo, ministrado por três referências no assunto no âmbito nacional: Pablo Serrano, Lineu Passeri Junior e Manny Monteiro. Nele, não serão apresentados apenas os conceitos básicos de acústica, mas também conceitos avançados aplicados para estúdios, além de conceitos de áudio.
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