Projeto acústico para bares: o que não pode faltar?
Bares e restaurantes são ambientes em que a acústica não é apenas fundamental, mas deveria ser obrigatória. O potencial de ruído que pode ser produzido por esse tipo de local é enorme. Imagine que 100 pessoas estão em um mesmo ambiente, conversando, consumindo bebidas alcoólicas, muitas vezes dançando e gritando, tudo isso aliado à música alta, barulho de pratos, copos e serviços.
Somente nessa situação hipotética, pode-se estimar mais de uma centena de fontes sonoras atuando de forma simultânea. A cada fonte extra em funcionamento, aumenta um pouco o nível de pressão sonora do ruído ambiente, e isso faz com que quem tente se comunicar precise aumentar o tom de voz para superar o ruído e se fazer entendido. Dessa forma o SNR (Signal-to-noise Ratio) do local é continuamente prejudicado. Em bares e restaurantes, em que comer e beber sentados em mesas faz parte da característica do local, esse é o principal parâmetro a ser controlado.
Qual é o SNR normal?
SNR diz respeito a quanto o nível do sinal acústico desejado (a voz, por exemplo) supera (ou não) o nível do ruído de fundo. Em um bar lotado, mesmo sem música nenhuma, é normal o ruído de fundo superar os 70dB. Em um bar com a acústica péssima, esses níveis podem, infelizmente, até superar os 80dB! Tais níveis acarretam em pessoas conversando com a voz cada vez mais alta, aumentando cada vez mais o ruído. Conseguir controlar o ruído de fundo, para melhorar o SNR, é o passo fundamental para que bares e restaurantes tenham uma acústica adequada, tornando o lugar confortável.
Leia também: Você sabe como medir, calcular e analisar o ruído da fala em restaurantes?
Para melhorar o SNR é necessário em um primeiro momento elencar quais são as fontes mais ruidosas e que podem ser controladas. O ar-condicionado pode ser uma das principais fontes de ruído. Em situações normais, o ruído do ar-condicionado fica em torno dos 50dB, porém, uma máquina mal instalada, ou sem proteção acústica alguma, pode até ultrapassar os 70dB. Equipamentos de cozinha como coifas e freezers também podem gerar muito ruído. Fazendo o controle de ruído desses equipamentos, boa parte dos problemas de acústica estão resolvidos, passando então para a próxima etapa: analisar a necessidade de melhorar o isolamento acústico.
É possível melhorar a situação ou resolver tal problema?
Realizar um laudo técnico através da norma NBR 10.151:2019 é a forma mais rápida de entender as necessidades sobre o isolamento acústico do local. A avaliação do bar através desta norma é que vai dizer se ele está dentro dos limites de ruído para o local em que ele está inserido ou não. É sugerido que a avaliação seja realizada durante o funcionamento do local, porém se não for possível, uma simulação de uso (com apenas as caixas de som reproduzindo música alta) também pode ser realizada. Com os resultados do laudo, pode-se dimensionar o quanto é necessário reforçar o isolamento acústico do local para que não haja nenhum incômodo com vizinhos e para que todos os alvarás e licenças sejam expedidos.
Leia também: Fui notificado e não posso abrir o meu negócio devido ao barulho, o que devo fazer?
A última etapa é a melhora do conforto acústico do ambiente interno. Apesar de muitos pularem essa etapa, já que uma acústica interna ruim não vai ser determinante para que a fiscalização interdite o local, ela é primordial para que o local seja um sucesso de público. Um bar acusticamente adequado é um chamariz de clientes que gostam de curtir o seu momento de lazer em um ambiente confortável. Nessa etapa, o primeiro passo é analisar o tempo de reverberação, seja por meio de medição ou por meio de simulações.
Leia também: Notificações de barulho devido denúncias? O que fazer nesses casos?
Com esses resultados em mãos, é possível estimar quais são os materiais e dispositivos acústicos ideais para controlar as reflexões sonoras e melhorar não só o tempo de reverberação, mas diversos outros parâmetros acústicos. O local de instalação desses materiais também é uma questão, visto que em muitos empreendimentos não há locais adequados para instalar materiais acústicos, fazendo com que a criatividade do projetista seja posta à prova.
Cada bar é único e refletir a sua autenticidade através da acústica é um ótimo modo de fidelizar clientes e se manter sempre em evidência, sem se preocupar com a fiscalização do meio ambiente batendo à porta.
Está precisando de um projeto acústico para o seu bar? Entre em contato conosco clicando aqui. Nossa equipe é experiente e pode te ajudar a conseguir todos os alvarás com uma acústica invejável.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!