Quais as opções para isolar o ruído externo?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ruído é definido como “qualquer som que seja indesejado ou perturbador, podendo interferir com o conforto, o bem-estar, a comunicação e até mesmo a saúde física e psicológica das pessoas”. De fato, diversos estudos mostram como o ruído altera a percepção de mundo do indivíduo. Estar imerso no seu trabalho em um ambiente calmo e silencioso ou em um ambiente caótico e barulhento faz extrema diferença na produtividade e o ruído externo é grande parte desse problema.
Por que o ruído externo tem aumentado?
Não é de hoje que a poluição do ar produzida por veículos automotores é um problema de saúde pública, porém a poluição sonora também é tão problemática quanto. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), houve um crescimento de 13% na venda de carros no Brasil no início do ano de 2024 quando comparado com o ano anterior. Somente em São Paulo capital há mais de 6 milhões de veículos registrados no Detran. Assim, consequentemente com mais veículos nas ruas, maior é o ruído existente, principalmente em grandes centros urbanos.
Além disso, com a crescente verticalização das construções, é comum que em grandes edifícios coexistam empreendimentos com características totalmente diferentes uns dos outros, como academias, escritórios e restaurantes. Aliás, muitas vezes unidades habitacionais também fazem parte dessa grande mistura, o que torna os projetos de isolamento acústico muito desafiadores.
Prédios com grandes fachadas de vidro podem estar na moda, mas sem o devido cuidado o som externo vai adentrar a construção com grande facilidade. Nesse caso, a composição dos vidros e a qualidade das esquadrias precisam ser cuidadosamente analisadas, visto que esse tipo de material não tem a mesma capacidade de isolamento acústico que paredes pesadas de concreto e tijolos, precisando ir, por vezes, a composições com vidros laminados, duplos ou triplos, com PVB acústico. Alguns elementos externos à fachada, como patamares ou balcões, aliados a materiais de absorção podem contribuir positivamente para o isolamento acústico, mas tudo deve ser analisado como um conjunto.
Porém, quando o ruído externo não está vindo da rua, mas de outro ambiente localizado no mesmo prédio, a abordagem deve ser diferente. Quando o ruído é aéreo, isto é, quando ele se propaga pelo ar, melhorar o isolamento do forro e paredes ajuda a resolver essa questão.
Leia também: Isolamento acústico no teto, parede ou piso: o que é melhor?
Como posso resolver meus problemas quanto aos ruídos?
Para forros, a abordagem favorita engloba mesclar diferentes materiais sobrepostos com alguma lã mineral, mantendo um espaço de ar entre o forro e a laje. Configurações desse tipo tendem a ter um bom isolamento acústico. Já para paredes pode-se pensar em aumento da massa, deixando a parede mais pesada, ou então construções leves, como drywall. A configuração da parede de drywall é muito importante. Saber mesclar as chapas de gesso, com materiais fibrosos/porosos e alguns espaços de ar farão com que o isolamento acústico da parede aumente.
Agora, se o problema é o ruído de impacto, o famoso toc toc ao caminhar, o método mais eficiente é tratar diretamente o piso. Conseguir desacoplar o contrapiso da parede é essencial para manter o ruído de impacto controlado. Para isso, mantas acústicas podem ser instaladas sobre o contrapiso, impedindo a conexão física entre o piso e a parede. A manta acústica nesse caso serve como uma espécie de capa protetora que diminui a transmissão do ruído de impacto para a parede e para a laje. Se o ruído for exagerado, alguns sistemas mais robustos com isoladores de vibração podem substituir a manta acústica ou, por vezes, ser usado em conjunto.
Leia também: Ruído de impacto : diagnóstico, estudos e soluções
No fim, o uso em conjunto de diversas técnicas é que irá fazer com que um ambiente antes ruidoso se torne calmo e silencioso, seja para fins de trabalho e concentração, seja para descanso, reflexão, estudo, o silêncio deveria ser direito de todos.
E aí, está precisando de serviços acústicos? Nossa equipe é experiente e pode te ajudar nessa. Clique aqui e entre em contato conosco, conheça o nosso portfólio e faça um orçamento!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!