Exposição do risco ocupacional às vibrações mão-braço na operação de lixadeiras orbitais em marcenarias
Flores, C.; Vergara, E. F.
Auditoria Fiscal do Trabalho, Ministério da Economia, Porto Alegre, RS, Laboratório de Vibrações e Acústica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC
Resumo
A exposição às vibrações em mãos e braços do corpo humano é um risco ocupacional e está relacionada com o uso e manipulação de ferramentas de trabalho que são agarradas pelas mãos. Ademais, a exposição permanente às vibrações em mãos e braços e por longos períodos pode provocar lesões, doenças e contribuir para desenvolver distúrbios musculoesqueléticos. Neste estudo foi avaliado o risco ocupacional da aceleração resultante de exposição normalizada (aren) no sistema mão-braço de trabalhadores que operaram lixadeiras orbitais em atividades de marcenaria, em função de quatro tempos totais de avaliação (75, 165, 255 e 435 minutos) considerando períodos de 30 minutos de atividade e 15 minutos de descanso. Medições de aceleração instantânea foram realizadas durante 20 e 60 segundos, para sete lixadeiras orbitais, as quais foram manuseadas por seus operadores durante a execução de uma atividade laboral habitual. A arena das lixadeiras avaliadas em períodos totais de 165, 255 e 435 minutos ultrapassou o Limite de Ação (2,5 m/s2) recomendado pela NR-9 do MTE. Para aren com tempo total de atividades superior a 165 minutos, o Limite de Exposição Ocupacional de 5 m/s² foi excedido.
INTRODUÇÃO
Os principais riscos presentes nas atividades no setor madeireiro, das serrarias e carpintarias, podem ser classificados como relativos à saúde e segurança dos trabalhadores. A maioria desses riscos relacionados à saúde dos trabalhadores está associada a exposições prolongadas a certas substâncias, ou a níveis excessivos de ruído ou vibrações de máquinas e ferramentas manuais [1–4].
Os operadores de máquinas ou ferramentas manuais frequentemente permanecem expostos a vibrações transmitidas ao sistema mão-braço de forma excessiva, durante longos períodos de exposição, podendo sofrer transtornos na corrente sanguínea dos dedos e alterações nas funções neurológicas e locomotoras das mãos e dos braços. Neste contexto, é comum utilizar o termo síndrome das vibrações transmitidas ao sistema mão-braço para definir estas patologias no sistema mão-braço [5–6].
Vibrações com frequências superiores a 20 Hz afetam principalmente a região de mãos e braços do corpo humano e as ferramentas de trabalhos vibráteis, que são agarradas pelas mãos, são as fontes vibratórias mais comuns nessa faixa de frequência. Entre as ferramentas e equipamentos que provocam vibrações em mãos e braços, destacam-se: martelos pneumáticos, furadeiras, motosserras de corrente, polidoras, lixadeiras rebitadeiras [7].
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!