Novidades Internacionais sobre Acústica direto do ICA 2022
24º Congresso Internacional de Acústica, aconteceu nos dias 24 e 28 de outubro em Gyeongju, na Coréia
“Um Congresso diferente”, foi assim que Débora Barretto descreveu o ICA 2022. A arquiteta, CEO Audium, Autoridade em Acústica, Palestrante profissional, Coordenadora de cursos de pós graduação, e nossa correspondente oficial :) esteve presente no Congresso e nos contou um pouco como foi a experiência.
Ela enfatizou sobre o cronograma do Congresso, que não contava com jantares sociais, mas sim com uma interessante programação cultural com um tour social pela parte histórica da cidade. A cidade, que já foi uma das 4 maiores do mundo, tem uma arquitetura preservada e muita história a ser contada. Sendo que isso é muito engajante para os turistas que participam do evento técnico.
Acústica e a pandemia
Dentre as sessões técnicas em que participou, ela ressaltou estudos focados sobre a nova forma de ensinar, que surgiu com a pandemia, como o ensino híbrido. A pesquisa apresentada fala sobre como a acústica afeta os professores e alunos que estão neste formato de ensino, dando ênfase em mensurar a capacidade de aprendizado a distância. Haja visto que em cada ambiente no qual o aluno se encontra, há uma acústica diferente, e se a pessoa não está usando fones de ouvido, pode ser que algumas palavras não sejam entendidas por completo – a depender da reverberação da sala e também de como o som é captado pelo professor.
Foi apresentado como é diferente a captação da voz dos alunos que estão na sala de aula e os que estão em casa, assim como a reverberação das salas influencia ainda mais a aprendizagem, em comparação com a influencia que a reverberação gera em aulas puramente presenciais. Então os projetos de hoje precisam ser pensados nisso, com ambientes que precisam ser mais absorventes, e realmente salas de videoconferência nas duas pontas.
Para ela, um dos temas marcantes foi do Workshop complementar de engenharia de áudio. Eles trouxeram muito da vivência atual no contexto da pandemia de Covid-19, só que desta vez focado em transmissões ao vivo de concertos. A captação de uma orquestra para transmissão ao vivo foi feita no período de crise da Covid-19, no cenário que os músicos precisavam estar afastados entre si. E esse afastamento entre eles afetou o conjunto da obra como um todo, de forma que as gravações não soavam mais da mesma forma do que com todos os músicos tocando efetivamente juntos no mesmo local físico.
“ A captação tinha objetivo de pegar aquilo como um bloco, uma coisa única, um som único. De repente isso ficou mais distribuído, tiveram que desenvolver novas técnicas de captação do áudio, para que, quem estava em casa pudesse também ter uma noção, sendo que a boa acústica na sala de reprodução é essencial para capturar a mesma qualidade da captação. O que se mostrou foi que você poderia assistir o concerto ao vivo de casa mas o resultado não é o mesmo. No final das contas, comprova-se a importância do tamanho do ambiente que você ouve, que nunca vai ser a mesma coisa do que o evento ao vivo.”. – observa Débora.
Temas de destaque
Dentre os demais temas mais apresentados no Congresso, ela ressalta:
- Estudo de sonorização;
- Eletroacústica;
- Metamateriais;
- Processamento de sinais;
- Bioacústica;
- Acústica submarina;
- Acústica virtual.
É visível como as coisas que ocorrem no mundo afetam a acústica, e vice-versa. Esses congressos são importantes para nos mostrar quais as urgências da acústica e como precisamos renovar nossas formas de tratar os ambientes, se adaptando mais do que nunca para cenários virtuais. Já pensou nisso?
Observe as tecnologias de processamento de sinais, as novas vagas de trabalho ligadas ao metaverso, as câmeras acústicas cada vez mais populares e a capacidade de você reproduzir de forma cada vez mais real a situação sonora de um local mesmo que ele não tenha sequer existido ainda, através de aurilizações. Deixamos aqui nosso abraço para nossa correspondente Débora Barretto pelas imagens e relatos, e estamos ansiosos por congressos deste porte aqui no Brasil, que muito em breve chegarão! Olha o spoiler…
Se você quiser saber mais sobre Acústica e se tornar também um profissional desta área: eu Pablo Serrano, e a Débora Barretto estamos oferecendo um pacote de minicursos que juntos vão te dar a base sobre Fundamentos de Acústica e Sustentabilidade. É um compilado de conteúdos que em cerca de 6h de aulas gravadas irá te conduzir neste belo estudo focado em certificações ambientais e materiais acústicos inovadores. Para ter acesso a esse conteúdo exclusivo, somente oferecido no Portal Acústica, é só você clicar neste link e conseguir um desconto de 25% no pacote destes 4 minicursos que juntos formam esse combo de conhecimento. Clique aqui e aproveite o curso!
- Fonte [imagens e informações]: Débora Barretto
Sobre o evento: O ICA2022, 24º Congresso Internacional de Acústica uma evento para conhecer o estudo e as pesquisas mais recentes, bem como trocar ideias e informações sobre acústica por meio de palestras plenárias, sessões técnicas e apresentações de pôsteres.
É de muita valia esse Congresso, haja vista as novidades trazidas ao mercado! Muito bom!