Softwares de Acústica: a importância de conhecer antes de comprar
Você em algum momento já deve ter se perguntado se valia a pena investir em algum determinado software, ou então se viu tão cheio de trabalho e com prazos apertados e desejou que tivesse alguma ferramenta para otimizar o tempo.
Um software acústico é uma ferramenta e não substitui o engenheiro ou responsável técnico do projeto, porém, como toda ferramenta, é necessário saber utilizá-la para extrair o máximo proveito e ela ser realmente útil a quem a adquiriu.
Muitas empresas ou profissionais acabam por comprar um software sem necessidade e isso vira um custo desnecessário, pois não há demanda que justifique a aquisição. Então antes de comprar qualquer software que seja, é preciso avaliar se há demanda o suficiente e se é necessária mais agilidade na entrega dessa demanda.
Exemplos de uso dos softwares
Vamos tomar como exemplo um software de mapeamento de ruído urbano e cálculo de classe de ruído de edificações. Esse tipo de programa é essencial para uma empresa de engenharia acústica que atua no âmbito da acústica ambiental, pois há uma demanda cada vez maior por esse tipo de serviço, além de trazer muita agilidade na entrega. Além disso, uma pessoa com treinamento no software e conhecimento de acústica consegue extrair resultados e fazer análises para casos além dos propostos inicialmente, como por exemplo avaliar o uso de barreiras acústicas, avaliar o caminho de propagação da onda sonora de fontes ruidosas, indicar locais ideais para o posicionamento de motores, subestações elétricas etc.
Ou então um software de acústica de salas, ultra complexo, que irá, é claro, suprir todas as necessidades de um projeto acústico, indicando os melhores locais para distribuir os materiais de absorção sonora, difusores, onde posicionar e como alinhar o sistema eletroacústico, fazer a aurilização de várias configurações de fonte-sala-receptor, porém a sua demanda para esse tipo de trabalho é baixa, e no fim, o preço do software não compensou a sua aquisição.
Assim, muitas vezes vale mais a pena participar de treinamentos em diferentes softwares antes de fazer de fato a sua compra, pois desse modo, além de entender como o programa funciona, quais os seus propósitos e se ele supre a necessidade, o projetista consegue entender se esse programa é o ideal para a sua empresa. Porém, lembre-se, um software é limitado ao conhecimento de quem o usa, portanto, se capacitar em acústica antes de comprar um software também é de grande valia, pois de nada adianta extrair resultados de um programa mas não saber o que fazer com eles.
Estudantes ou recém formados costumam apontar em seus currículos e/ou portfólios quais softwares eles possuem alguma fluência, pois isso é um indicativo ao contratante se será necessário passar algum treinamento específico ao novo contratado. De fato, licenças estudantis e treinamentos recebidos ainda na faculdade são muito úteis, não apenas para os estudantes, que aprendem como utilizar vários softwares para diferentes finalidades, como também para as desenvolvedoras desses programas, pois é uma amostra “grátis”, ou mais barata, para futuros profissionais, que por já conhecer o software, provavelmente vão ter a preferência por ele quando forem adquirir algum programa para a sua empresa.
Para te auxiliar nesse início, temos um Guia Gratuito de Softwares para Acústica no qual você encontra informações atualizadas sobre os softwares para acústica mais conhecidos e disponíveis no mercado. Essa lista não inclui todas as soluções, mas te dá uma boa base do que existe no mercado e te dá uma ideia dos investimentos necessários para atuar na área.
Você utiliza algum software em sua empresa de acústica? Se arrepende de ter comprado algum? Comente!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!