Acústica para transmissões ao vivo, podcasts e EAD
Público dos diferentes meios digitais não aceita ruídos, distrações e áudio deficiente. Saiba como a qualidade acústica faz diferença na produção de conteúdo audiovisual.
Um número cada vez maior de empresas, trabalhadores autônomos, influenciadores e pessoas em geral têm buscado diferentes maneiras de distribuir o conteúdo que criam. No mundo digital, opções de plataformas não faltam: podcasts, lives, Ensino à Distância (EAD) e outras transmissões ao vivo são algumas das ferramentas que aproximam produtores de conteúdo do público-alvo.
Em tempos de pandemia e necessidade de isolamento social, é cada vez mais comum que instituições de ensino como escolas e universidades, além de plataformas de cursos online, utilizem os meios de comunicação digital.
Mas para transmitir autoridade em qualquer área de atuação e de fato engajar o seu público, não basta ter conhecimento sobre um assunto. É preciso demonstrar qualidade também no aspecto técnico e no modo como o conteúdo é transmitido.
Um áudio claro, limpo e confortável em transmissões ao vivo é, em qualquer circunstância, fundamental. Se o som for desagradável, ele irá atrapalhar o aprendizado, distrair a audiência e, em última instância, afastar o público. Sem qualquer preocupação com a acústica do ambiente, fica complicado disseminar conteúdo da forma adequada – independentemente do espaço de gravação ser um estúdio ou uma residência.
Se o propósito do ambiente é servir de palco para transmissões ao vivo, produção de podcast ou mesmo para aplicar aulas de EAD, investir em acústica é indispensável. A boa notícia é que com o auxílio de um especialista em acústica, é possível tratar o som e aprimorar a acústica de qualquer ambiente fechado para criar um estúdio particular.
Confira a seguir mais informações sobre a importância da acústica na produção de conteúdos audiovisuais como podcasts, lives e cursos online.
→ Aprenda a equalizar o som da sala com nosso e-book gratuito!
Acústica para transmissões ao vivo
Realizar transmissões ao vivo com a devida qualidade de áudio requer montar um pequeno estúdio e adotar algumas boas práticas em termos de acústica.
Existem diferentes técnicas e equipamentos que ajudam a cumprir tais práticas mas, em resumo, é necessário:
- eliminar os ruídos e os barulhos externos;
- controlar a voz de quem está transmitindo o conteúdo
- equilibrar outros sons que podem prejudicar a qualidade do material – efeitos de reverberação e eco, por exemplo.
Para obter este controle, é preciso promover tanto o isolamento acústico quanto o tratamento acústico do ambiente. O isolamento acústico oferece silêncio sem risco de captação de ruídos externos, o que confere ao produtor de conteúdo muito mais tranquilidade para trabalhar. Já o tratamento acústico equilibra as frequências, elimina a reverberação e garante a melhor qualidade de som possível na transmissão.
Melhorar o isolamento e o tratamento acústico de um ambiente não é necessariamente caro. Instalar no estúdio painéis de lã de vidro, por exemplo, aprimora o desempenho acústico do local consideravelmente.
São produtos de baixo custo e fáceis de encontrar, e que reduzem e dissipam a intensidade das ondas sonoras, convertendo-as em calor e evitando que a vibração passe de uma parede para outra.
Confira também: Montar um estúdio é a chave para criar conteúdo audiovisual de qualidade
Acústica para podcast
Produzir um podcast de qualidade a partir da sua própria residência é um grande desafio justamente pela ausência daquilo que um bom estúdio oferece: isolamento acústico e tratamento acústico. Com a pandemia do Coronavírus, a alta do desemprego e o próprio crescimento do home office, é exatamente este o desafio que milhares de pessoas estão enfrentando.
Leia também: Dicas de acústica para home office: como vencer o barulho ao trabalhar em casa
Para remediar este problema e evitar a sensação de som ruim, é preciso mais uma vez adotar boas práticas e ainda ser criativo ao achar soluções que garantam uma qualidade de áudio apropriada para o podcast. Alguns locais da casa como o banheiro, a cozinha e a área de serviço são péssimos ambientes para gravação de podcast – há muito eco no primeiro e ruídos em excesso nos demais.
Algumas outras opções que podem ser viáveis para produzir um podcast em casa com qualidade, são:
- Gravar o podcast em um espaço pequeno e com superfícies macias, que amorteçam o som e o eco do espaço; isso pode ser alcançado dentro de um closet ou em um ambiente com tapete ou carpete no chão e edredons ou cobertores pendurados pelo cômodo;
- Adquirir e instalar no ambiente uma cabine de gravação para amortecer o som é uma opção muito utilizada por podcasters.
Tratamento acústico para EAD
No caso do ensino à distância, a preocupação com a acústica não é diferente. Uma plataforma de ensino EAD precisa garantir a seus alunos a tecnologia de transmissão adequada e o devido preparo acústico no ambiente de gravação das aulas.
Interferências auditivas como eco, reverberação e ruídos barulhentos atrapalham diretamente o aprendizado de qualquer disciplina e tiram a autoridade da plataforma que oferece o curso.
Somente um isolamento acústico apropriado é capaz de eliminar estes problemas. Durante a montagem do espaço de gravação do EAD, é preciso focar em eliminar os ruídos internos, bloquear os barulhos externos e manter o controle da voz que será emitida durante a aula. E o isolamento acústico apropriado exige a orientação de um especialista em acústica.
Sem o apoio de um especialista em acústica, é comum desperdiçar tempo e dinheiro em equipamentos ineficientes e que não resolvem o problema – pior e ainda mais caro é ter que consertar erros de projeto. Se o objetivo é realizar transmissões ao vivo com qualidade e gravar bem a voz para um curso EAD, é preciso exigir um projeto acústico feito por um especialista no assunto.
Como construir um estúdio de audiovisual com acústica de qualidade?
Em qualquer meio digital, o som tem grande impacto sobre a maneira como um conteúdo é passado adiante. Se a ideia é produzir e transmitir qualquer conteúdo com garantia de qualidade, possuir um estúdio de gravação audiovisual – mesmo que pequeno – é indispensável. O investimento em acústica dará grande retorno na forma de uma transmissão atraente e agradável para o público.
Mais uma vez, é preciso exigir um projeto acústico criado por um especialista na área. Além de promover o isolamento e o tratamento acústico do ambiente para garantir um áudio qualificado, o especialista vai se certificar de que o local atende os níveis de pressão sonora em ambientes internos descritos pela Norma NBR 10.152 em relação a estúdios de gravação audiovisual.
Precisa de ajuda para calcular a acústica modal de estúdios? Conheça nossa nova Planilha de análise modal, ideal para quem está desenvolvendo projetos de pequenas dimensões como estúdio musicais, cabines de locução, sala de audição crítica e outros do gênero.
Construir um estúdio do zero ainda carrega diversas vantagens: aumenta o padrão de qualidade, oferece mais conforto para trabalhar e evita interrupções e prejuízos. Com a ajuda de um especialista, também fica mais fácil e econômico escolher os melhores equipamentos e materiais para o estúdio: revestimentos de espuma, difusores, cabine de locução, câmera, tripé, monitores e até software de mixagem.
Assista ao vídeo: Como investir em produção audiovisual com acústica!
Gostou do conteúdo? Por favor deixe o seu comentário ou entre em contato.
Aproveite ainda para conhecer todos os cursos do Portal Acústica.
Abraço e te vejo do outro lado do Portal!
Crédito da imagem: Woman photo created by freepik – www.freepik.com
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!