Em quais casos eu devo fazer uma cabine acústica?
Desde o início da pandemia de COVID-19, o cenário do trabalho mudou drasticamente, impulsionando um crescente aumento no número de pessoas adotando o home office em todo o mundo. De acordo com dados da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2020, aproximadamente 81% da força de trabalho global estava sob algum tipo de restrição relacionada à pandemia, levando muitas empresas a adotarem o trabalho remoto como medida preventiva. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa do Pew Research Center revelou que, em maio de 2020, cerca de 71% dos trabalhadores americanos que podiam trabalhar remotamente estavam fazendo isso, em comparação com apenas 20% antes da pandemia.
Essa tendência também teve um impacto significativo no mercado imobiliário e na indústria de tecnologia. Empresas de tecnologia viram um aumento na demanda por ferramentas de colaboração online, como o Zoom, Microsoft Teams e Google Workspace. O aumento contínuo do home office refletiu em uma mudança fundamental na dinâmica do trabalho, mas não apenas isso, também evidenciou o que sempre se soube: que, em termos gerais, a acústica residencial é insuficiente.
Mas no que isso influenciou?
A demanda por projetos acústicos de home offices alavancou. Trabalhadores antes acostumados com o conforto do escritório se viram na necessidade de adequar um espaço doméstico para uso profissional. Apartamentos localizados em áreas ruidosas, sem o isolamento acústico adequado, foi uma das principais reclamações e causas de projeto. Porém muitos apartamentos não têm infraestrutura para receber um projeto adequado, ou por falta de espaço, ou por falta de colaboração de vizinhos ou regras de condomínios. Desse modo, a instalação de uma cabine acústica pode ser a ideal para suprir essa demanda.
Uma cabine acústica trata-se de uma cabine projetada para isolar o som externo. Normalmente fabricada em aço, ela é feita de modo que todos os princípios do isolamento acústico sejam atendidos, aumentando a sua eficiência. Além disso, o interior da cabine é projetado para atender ao cliente final no que diz respeito a conforto acústico também, visto que ela é projetada para quem precisa de tranquilidade para uma reunião, um dia de trabalho silencioso ou precisa de concentração para estudar.
Leia mais: Estúdio ou cabine acústica para podcast: o que é necessário?
Então, as cabines acústicas são destinadas apenas a uso doméstico?
Claro que não! Muitos escritórios utilizam cabines acústicas como pontos de silêncio. Locais onde você pode fazer uma chamada de vídeo, preparar uma apresentação ou até mesmo realizar uma reunião com um pequeno time. Reformas são cansativas e muitos espaços não possuem capacidade de realizar uma reforma para contemplar um isolamento acústico decente e se manter ativos ao mesmo tempo, desse modo as cabines acústicas se apresentam como solução para esses problemas.
Mas não para por aí! Muitas fábricas e indústrias que possuem máquinas ruidosas podem instalar cabines acústicas para isolar o ruído de máquinas específicas, diminuindo o nível de pressão sonora que chega aos trabalhadores, mantendo o local mais saudável e sem risco de doenças ocupacionais. É claro que não se pode especificar uma cabine acústica para indústrias sem consultar um engenheiro acústico antes, visto que o espectro sonoro de máquinas pode variar bastante, além de ter maior cuidado com questões térmicas. Uma cabine acústica industrial deve ser escolhida com cuidado, até porque as máquinas precisam de manutenção e muitas vezes de um operador, portanto, as condições de segurança devem ser mantidas.
Leia mais: O que eu preciso para projetar um estúdio para DJs?
Também há cabines acústicas em uso musical! Alguns músicos estão optando por utilizar cabines acústicas para ensaiar seus instrumentos em casa, de modo a não incomodar os vizinhos. Também alguns estúdios musicais utilizam as cabines acústicas para gravações de instrumentos específicos, como bateria ou voz, por exemplo, isolando esses instrumentos do restante da banda.
Acha que seu problema pode ser resolvido com uma cabine acústica ou prefere ir para um projeto completo? Clique aqui, fale conosco e agende sua reunião!
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!