Equalização de home studio: fenômenos acústicos que precisam ser considerados
Você já se deparou com um local com acústica aconchegante? Som vivo e bem equilibrado? Provavelmente você estava em um home studio equalizado, acusticamente falando.
Hoje é cada vez mais comum encontrar em residências e empreendimentos home studios com os mais diversos objetivos produção e/ou gravação musical, produção de conteúdo audiovisual para internet por vídeo aulas ou podcasts. Mas apesar de cada vez mais comuns, esses ambientes raramente possuem uma boa qualidade acústica interna.
O primeiro ponto a ser investigado para concepção de um home studio normalmente se dá pelos equipamentos eletrônicos: microfones, monitores e placas de áudio. Estes são extremamente importantes para uma produção audiovisual de qualidade – mas existe um limite de quanto estes equipamentos conseguem contribuir.
O segundo ponto é o ruído externo. É aqui que entra a acústica de edificações e projetos de isolamento. Sobre esse assunto, recomendo a leitura dos seguintes conteúdos:
- Guia Prático: Acústica de Edificações Habitacionais
- Problemas com barulho: o quanto a poluição sonora afeta a sua vida (e a sociedade)?
Depois dessas duas preocupações, é hora de pensar em em acústica interna: reverberação, flutter echo, difusores e revestimentos de parede e forro. Um bom projeto de home studio, tem que levar em consideração todos esses aspectos simultaneamente, para otimizar o orçamento. Se for pensado primeiro em isolamento e eletrônicos,por exemplo, dificilmente sobrará dinheiro para equalizar o home studio.
Nesse artigo vamos abordar os principais fenômenos acústicos que devem ser considerados em um projeto para equalizar o home studio. (Fique conosco até o final pois temos uma surpresa para você).
Flutter Echo: o som metálico
Flutter echo ocorre quando há duas paredes paralelas entre si. Esse fenômeno é caracterizado pela reflexão do som perpendicular a essas paredes, um grande efeito de ping-pong entre as paredes. Flutter echo causa artefatos de alta frequência no espectro da sala.
Solucionar esse efeito requer utilização da geometria de superfícies irregulares. Alterar a inclinação de paredes, e uso de difusores e/ou refletores são algumas opções.
Reverberação
Clássico parâmetro da acústica, a reverberação está relacionada com a dissipação da energia sonora dentro do ambiente. É a principal métrica da acústica estatística para inúmeros tipos de ambientes, e influencia diversos parâmetros como claridade da música e definição da fala.
Diversos materiais acústicos que absorvem energia sonora, aliados ao apelo estético são as principais soluções utilizadas no controle da reverberação. Mas não saia comprando tudo quanto é tipo de material de absorção, o projeto de condicionamento interno deve prever a reverberação do ambiente baseado em estimativas (como Eyring ou Sabine) ou simulações (utilizando softwares como ODEON). Assim, é possível otimizar o tempo de reverberação sem exagerar no material, deixando o projeto mais barato e correto.
Ondas estacionárias
Não negligencie este fenômeno em home studios, principalmente se é o ambiente for voltado para produção musical. Ondas estacionárias são causadas pela interferência da propagação sonora em ambientes fechados e o comprimento dessas ondas são relativos à metade do tamanho das paredes, ou seja: baixas frequências. Existe toda uma área de estudo para ondas estacionárias, conhecida como Acústica Modal.
Caso a sala seja retangular, você pode calcular a frequência da primeira f1 onda estacionária do seu home studio usando a formula básica de um tubo fechado-fechado:
f1=c02L
Na qual L é a maior dimensão da sala, c0 é a velocidade do som.
Ferramentas de projeto
Pensando em auxiliar no seu projeto de equalização de home studios, a Portal Acústica está distribuindo gratuitamente o e-book “Equalização acústica para home-studios”. Nele abordamos a teoria por trás da Acústica Modal, a divisão do espectro, os efeitos percebidos pelo ouvido e projeto de soluções como absorvedores de membrana.
Trackbacks & Pingbacks
[…] in a box”, que isola o home studio do restante da estrutura do edifício. Quando todos os fenômenos acústicos são levados em conta no projeto, utiliza-se equipamentos de qualidade e materiais como difusores e […]
[…] os respectivos níveis de volume e faz a canção soar equilibrada. Neste processo, o som é equalizado e comprimido para eliminar possíveis frequências conflitantes e garantir sincronia e fluidez à […]
[…] uma acústica aconchegante e um som vivo, porém equilibrado. Assim, é preciso levar em conta uma série de fenômenos acústicos que somente um especialista na área é capaz de solucionar ou evitar, como o tempo de […]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!