Materiais para drywall em edificações habitacionais
As edificações habitacionais (os lugares onde podemos chamar de casa ou lar) são aqueles que vão ficar em nossa memória e que vão nos proporcionar diversas experiências. Ao tratar de habitação os projetistas sendo arquitetos ou engenheiros são responsáveis por cumprir com seu papel perante ao nível de conforto necessário em cada espaço. Esse conforto falando de acústica deve ser trabalhado por profissionais da área justamente por se tratar de um assunto delicado, com cálculos e diferentes soluções envolvidas.
Composição
As paredes drywall são uma boa solução para habitações num geral por se tratar de uma instalação prática e rápida que diferente da alvenaria, não leva água e não necessita de um processo tão trabalhoso de confecção dos materiais. A instalação de drywall é feita com montantes de aço galvanizado e no seu interior vão as lãs – podendo ser lã de PET, de rocha ou até mesmo de vidro. Para o fechamento das paredes se utiliza um material mais rígido como placas de gesso que são cortadas nos tamanhos ideais e fixadas nos montantes.
O conjunto parede drywall, além da praticidade, apresenta boas propriedades de isolamento acústico. É muito usada para tratar da propagação de ruídos entre ambientes, deixando os quartos que são áreas mais privadas com um tratamento acústico correto, que vai proporcionar noites de sono tranquilas para os moradores.
As placas de gesso das paredes drywall podem possuir diferentes espessuras e até mesmo serem utilizadas em mais quantidades (como paredes duplas). Possuem também um revestimento que varia de acordo com as necessidades do projeto, podendo ser formadas com fibra de vidro que traz resultados como resistência ao calor e ao fogo, ou até mesmo adicionando silicone na composição do gesso para tornar resistente a umidade.
Falando das lãs, a lã de rocha possui a maior densidade entre as demais, sendo assim de mais difícil corte e arranjo em loco. Sua maior densidade pode ser útil por tratar também melhor do conforto térmico. Quem sabe nas fachadas paredes com a lã de rocha seja o ideal para seu projeto.
A lã de PET é a mais ecológica, justamente por se tratar desse material plástico reciclado. Ela é de mais fácil manuseio e ainda trata bem das questões acústicas dentro das paredes drywall, podendo ser interessante entre áreas de não total permanência, como lavanderias e cozinhas.
Agora, a lã de vidro se apresenta no meio termo de densidades, não tão densa quanto a de rocha porém mais densa que a de PET. Ela é excelente para isolar acusticamente frequências médias e pode ser em parte formada também por material reciclável.
Mercado e Projetos
Cada elemento da parede drywall tem seu preço no mercado, podendo variar um pouco. Por exemplo, uma placa de lã de rocha 1200 x 600 x 100 mm de densidade 32kg/m³ pode custar de 60 a 95 reais. As lãs de PET e vidro são normalmente vendidas em rolos, com maior quantidade e com preço também maior. Porém grandes quantidades desses materiais são necessários para embutir, já que estamos falando de elementos extensos como paredes em edificações.
Os preços das chapas de gesso e seu tratamento variam também entre 16 e 60 reais, com tratamentos específicos pode sair ainda mais caro dependendo é claro, de cada fabricante e do modo de operação.
Algo importante a se destacar também é a instalação da parte elétrica ou até mesmo hidráulica nas paredes. As vedações devem ser feitas corretamente para que as tomadas e interruptores que tem parte externa não comprometa a eficiência acústica das paredes.
A importância do projeto para as experiências futuras na vida de cada pessoa, no ato de habitar, é primordial para que de modo saudável cada pessoa armazene boas memórias dos espaços que nós, como profissionais, projetamos e consolidamos.
Fonte da imagem: https://locadoraequiloc.com.br/blog/5-passos-para-instalar-de-parede-de-gesso-drywall/
Trackbacks & Pingbacks
[…] Leia também o artigo “Materiais para drywall em edificações habitacionais” aqui! […]
[…] podem ser trabalhadas com diversas soluções tecnológicas arquitetônicas, como as paredes de Drywall, que podem ter em seu interior um material acústico, como lã mineral de diversas densidades, que […]
[…] pode ser uma tarefa difícil, diferentes soluções trazem diferentes benefícios. O uso de paredes em drywall é muito comum em países norte americanos como os Estados Unidos, mas você sabe o por quê esse […]
[…] bom exemplo são as paredes de drywall como solução acústica entre ambientes. Essa parede pode também exigir eletrodutos para o […]
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!