Você sabe como medir, calcular e analisar o ruído da fala em restaurantes?
O ruído é comprovadamente um dos maiores causadores de poluição no mundo. A poluição sonora é responsável por gerar estresse, dores de cabeça, náusea, e na pior hipótese até a perda de audição.
Quando imaginamos um local ruidoso provavelmente vem a sua cabeça uma avenida com o fluxo intenso de veículos, ou uma obra onde vários equipamentos estão sendo usados ao mesmo tempo, quebrando, serrando, batendo e deixando todos os vizinhos malucos. Já um restaurante não deve ser um ambiente desse tipo, pois é lugar onde vamos para comer uma boa refeição e relaxar. Pode ser ela uma refeição rápida, um encontro de amigos ou uma comemoração, esperamos que o local seja confortável aos ouvidos, ou pelo menos que seja possível conversar em grupo.
Aí é que está a pegadinha. Quando um restaurante é projetado sem levar em conta a acústica do ambiente, tudo pode escalar muito rapidamente. Colocar 100 pessoas conversando em um mesmo ambiente, somado aos sons de pratos, talheres, passos, às vezes música, torna uma atividade, que era para ser relaxante e prazerosa, em algo estressante. Esse alto ruído faz com que as pessoas tenham que falar cada vez mais alto para se fazer entender, aumentando cada vez mais o nível de pressão sonora no ambiente. Com o tempo, os clientes param de aparecer pois a concorrência tem um local mais agradável. Nem sempre é sobre comida em um restaurante, qualidade acústica, climatização, localização, tudo isso deve ser levado em conta.
Workshop: Planilha de Análise do ruído da fala
Pensando nisso, o Portal Acústica desenvolveu uma ferramenta que ajuda os projetistas a especificar os materiais certos para que o restaurante não sofra com problemas de ruído excessivo. Esse material, em forma de planilha de Excel, irá lhe fornecer um valor para o desempenho da comunicação verbal, baseado em diversos parâmetros de entrada, como número de pessoas, ocupantes por mesa, tempo de reverberação e volume do ambiente. A partir disso irá instruir o usuário a definir quais e quanto de material é necessário para que o ambiente se torne agradável acusticamente.
Além disso, uma ferramenta é inútil nas mãos de quem não sabe utilizá-la. Portanto, no dia 01 de março o professor PhD Pablo Serrano irá ministrar um Workshop te ensinando a utilizar essa ferramenta da melhor forma possível. Com toda certeza ela vai te ajudar nos projetos acústicos de restaurantes, escritórios open plan, bares, salões de festa, e demais ambientes que sejam esperadas várias pessoas falando simultaneamente.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!