Acústica para arquitetos: vale a pena fazer um curso na área?
Um arquiteto precisa ter um curso de acústica? Entenda como a formação pode beneficiar seus projetos e sua carreira
Um projeto de arquitetura demanda uma série de trabalhos e estudos para que a estrutura cumpra a função para qual foi projetada. Entre os fatores que precisam ser considerados está a acústica do ambiente. É aí que surge uma dúvida bastante comum entre arquitetos: “Afinal, vale a pena especializar-se em acústica ou não?”
Neste texto você vai saber mais sobre os benefícios que um curso de acústica para arquitetos pode trazer para a sua carreira, além de entender como os conhecimentos relacionados ao som auxiliam no seu dia a dia profissional.
Por que um arquiteto precisa de um curso de acústica?
Tornar-se um projetista acústico é um caminho seguido por profissionais de arquitetura que buscam uma especialização, que desejam focar em trabalhos específicos ou que almejam um diferencial competitivo. Em alguns casos, a busca por uma formação na área vem de necessidades e gaps encontrados durante a elaboração de seus projetos.
O tipo de curso de acústica a ser escolhido vai depender das demandas e características de cada profissional. Mas alguns fatores mostram, de forma geral, por que fazer um curso de acústica enriquece o currículo do arquiteto.
1. Porque a necessidade de conforto acústico só aumenta
Em um mundo cada vez mais urbanizado, a poluição sonora já é a segunda maior causa de poluição no planeta. A necessidade de conforto acústico é uma prioridade de quem vive em centros urbanos e busca qualidade de vida.
Ou seja, o mundo não será menos barulhento tão cedo. Mas os profissionais que projetam e constroem edificações precisam buscar soluções para amenizar a emissão de ruídos e garantir o bem-estar sonoro de quem vive, trabalha ou frequenta esses espaços.
Não há como ignorar a importância da acústica para projetos arquitetônicos. A formação na área permite que o profissional busque as soluções mais adequadas para lidar com os ruídos.
2. Porque os clientes possuem demandas cada vez mais específicas
Projetar espaços personalizados e pensados a partir das atividades e necessidades dos clientes é uma habilidade cada vez mais exigida dos profissionais de arquitetura. Um exemplo bem atual é a demanda por espaços adequados para home office, tendência que deve manter-se mesmo após a pandemia da Covid-19.
A perspectiva é de que os clientes busquem soluções diferenciadas em um imóvel que servirá como moradia e trabalho. E com isso, o conforto acústico ganha ainda mais importância. O conhecimento de acústica necessário para adaptar ou projetar espaços cada vez mais personalizados pode ser o diferencial na hora do cliente contratar você ou outro profissional.
Leia também: Home office vai impactar no desenho dos imóveis e em projetos acústicos de residências
3. Porque é preciso ter uma base de conhecimento para entender as normas técnicas
Outro ponto que demonstra a importância de um curso de acústica para a carreira do arquiteto é o entendimento das normas técnicas. Os parâmetros estabelecidos por normas como a NBR 15575 a NBR 10151 fazem parte do dia a dia do profissional e precisam ser observados e cumpridos em seus projetos.
As normas técnicas, no entanto, passam por atualizações e correções ao longo dos anos. Por isso, é importante que o arquiteto esteja sempre atualizado em relação a essas mudanças. E os cursos de acústica podem oferecer uma boa oportunidade para colocar o entendimento das normas em dia.
4. Porque possibilita a escolha dos materiais mais adequados para o projeto
Revestimentos acústicos e outros materiais de isolamento sonoro podem tanto contribuir com o layout e a função do ambiente, como prejudicar o resultado estético do projeto. A diferença está na escolha dos materiais.
O mercado oferece uma gama de produtos diferenciados de isolamento que podem ser incorporados ao projeto arquitetônico como elementos estéticos. Quando o arquiteto possui conhecimento técnico de acústica fica mais fácil definir quais revestimentos podem ser utilizados para garantir a qualidade sonora de determinado ambiente.
Leia também: Unir sustentabilidade, acústica e design é tendência na construção civil
5. Porque permite que você explore o potencial do som em diferentes ambientes
Um dos principais desafios de um projeto acústico é trabalhar a forma como o som deve se comportar em um determinado espaço de acordo com a finalidade daquele ambiente
Igrejas e teatros, por exemplo, exigem determinado tempo de reverberação. O layout de um auditório interfere no modo como o som se propaga pelo ambiente. As áreas de lazer de um condomínio exigem um projeto acústico específico para que o barulho não prejudique os moradores.
Todas essas situações mostram como o som pode ser explorado de maneira diferente para agregar mais valor ao projeto arquitetônico. Nesse sentido, um curso que trate especificamente de acústica de salas de espetáculo, por exemplo, torna-se uma formação indispensável para um arquiteto que seja especialista (ou que queira especializar-se) neste tipo de projeto.
Leia também: A importância do projeto acústico compatibilizado ao projeto arquitetônico nas edificações residenciais
6. Porque oferece segurança para contratação de consultores acústicos
Por fim, mesmo que você não seja responsável diretamente pela parte acústica de um projeto, o conhecimento técnico na área auxilia na hora de contratar o profissional mais adequado. Dessa forma, o trabalho com um consultor de acústica flui de maneira ágil e assertiva, e você garante mais segurança para o projeto ao saber exatamente o escopo de trabalho que pode ser contratado por uma construtora, ou mesmo, o que esperar de uma consultoria especializada.
Qual curso de acústica para arquitetos escolher?
Agora você deve estar se perguntando: Mas que curso de acústica fazer? Por onde começar?
Para ajudar você a escolher a formação que melhor atende suas necessidades profissionais, sugiro que você confira todos os cursos de acústica para arquitetos e demais profissionais do ramo oferecidos pelo Portal Acústica.
Em destaque os cursos já citados acima e o EPBA (Experts Program of Building Acoustics) que traz conceitos e técnicas avançadas de engenharia acústica aplicada a edificações, com foco no projeto e medições para atendimento à norma de desempenho ABNT NBR 15575.
A lista inclui desde minicursos mais rápidos e focados em assuntos específicos, até programas completos de estudo com maior duração. Todos os cursos são realizados em formato EAD, contam com materiais de apoio e fornecem certificados.
Por que um arquiteto precisa de um curso de acústica? Por que um engenheiro em acústica precisa de um curso de arquitetura? Porque um engenheiro civil precisa de um curso de acústica? Porque o eng. mecânico precisa de um curso de acústica? etc.
A pergunta correta seria: Porque todos devem ter noção da importância da acústica, menos os engenheiros, que tem que realmente saber acústica? CADA MACACO NO SEU GALHO.